ExclusivoAtaque da Record dá errado: ‘Alô Juca’ segue líder e Balanço Geral BA não sai do terceiro

Alô Juca ficou com o dobro de audiência da Record Bahia

Erlan Bastos, Colunista do EM OFF

Nunca antes na história recente da televisão brasileira se viu uma movimentação tão agressiva da Record contra um programa concorrente em uma praça fora do eixo Rio de Janeiro e São Paulo. Dessa vez, o alvo é o programa “Alô Juca”, apresentado por Marcelo Castro, fenômeno absoluto de audiência na TV Aratu (SBT Bahia), que humilha diariamente a emissora dos bispos no Ibope. No último dia 16, o Domingo Espetacular chegou a requentar a história do “pix”, ocorrida há dois anos, na tentativa de abalar a imagem do apresentador e interferir nos resultados do meio-dia.

Entretanto, se a intenção da Record era reduzir a força de Marcelo Castro ou tirar a liderança do “Alô Juca”, o tiro saiu pela culatra. Mesmo após o ataque, o programa continuou liderando com folga e mantendo índices históricos de audiência. Enquanto isso, o Balanço Geral BA amarga a terceira posição diária e não demonstra qualquer reação.

Como ficou audiência de Juca após a reportagem?

Um dia após a exibição ou seja dia 16, veja o ranking na média dos programas das 11h as 14h
TV Aratu 10,70
Rede Bahia 9,36
Record 7,87

Já no dia 17, a distância foi ainda maior.

TV Aratu 11,36
Rede Bahia 9,53
Record 6,49
Ou seja, Alô Juca ficou com o dobro de audiência da emissora dos bispos.

Além disso, a Record colocou todas as fichas na contratação de Marcus Pimenta, trazido de Belém com a missão de ser o “salvador da pátria” e virar o jogo. Porém, apesar da aposta alta e do investimento pesado em marketing, o apresentador perde diariamente a guerra pela audiência no horário do almoço. Na verdade, o Balanço Geral nunca sequer se aproximou de alcançar Marcelo Castro na média, ficando sempre distante da vice-liderança.

Mesmo com as investidas e a tentativa de desgaste público promovida pela Record, a TV Aratu segue voando alto. A emissora planeja aproveitar o sucesso do “Alô Juca” para elevar seu desempenho em outros horários na grade, consolidando um novo ciclo de crescimento. A Record já percebeu o movimento e, por isso, partiu para o ataque. Contudo, por enquanto, perdeu. Em todos os sentidos. Na audiência, na estratégia e na percepção do público.