Parnaíba viveu, neste 12 de novembro, mais um momento decisivo para a expansão da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Em um ato realizado na Reitoria, foram assinados dois novos contratos de obras, considerados pela gestão como um avanço em tempo recorde. Mas, com o impacto direto na infraestrutura universitária e, por extensão, na economia local e regional.
Sendo assim, o primeiro contrato diz respeito ao Hospital Universitário (HU-UFDPar), com investimento de aproximadamente R$ 20,7 milhões. No entanto, destinado às vias internas de acesso e à estrutura inicial das áreas administrativa e ambulatorial. A obra representa uma etapa crucial de um processo iniciado em 2024, com a emenda parlamentar para contratação do projeto. Além, da formalização do acordo de cooperação com a Ebserh e a aprovação do estudo de viabilidade técnica.

O segundo contrato contempla a construção de um novo prédio acadêmico dentro do Novo PAC, com aporte de R$ 21,3 milhões para uma estrutura de cinco pavimentos, salas de aula, laboratórios de TI, nova fachada e um rooftop projetado para atividades acadêmicas e institucionais. Mas, a iniciativa ampliará significativamente a capacidade física e tecnológica do campus.

MAIOR PACOTE DE INSVESTIMENTO JÁ REGISTRADO:
Segundo a UFDPar, os dois contratos compõem o maior pacote de investimentos já registrado na universidade, garantindo avanços estruturais, acadêmicos e econômicos. Participaram da cerimônia o reitor João Paulo Sales Macedo, o deputado federal Florentino Neto e o procurador federal João Vinícius Brito da Silva, juntamente com equipes técnicas das respectivas instituições.
Para o deputado Florentino Neto, no entanto, o momento simboliza uma virada de chave na consolidação da universidade.a“Hoje a UFDPar vive um momento histórico. No entanto, são investimentos que nunca tinham chegado nessa dimensão. Isso é obra, é estrutura, é oportunidade. É Parnaíba ganhando um Hospital Universitário e um campus mais forte para formar e atender gente. Fico muito feliz em ter contribuído com esse processo”, afirmou.

O reitor João Paulo destacou o rigor técnico e a celeridade dos trâmites: “Assinar esses dois contratos na Reitoria é materializar um trabalho conduzido em tempo recorde, com segurança jurídica e planejamento. A UFDPar dá um salto: o HU avança e a universidade amplia sua capacidade acadêmica com um novo prédio, pensando no presente e no futuro da região”, declarou.
Por fim, a Reitoria enfatiza ainda que, além dos avanços estruturais, a universidade segue como um dos principais vetores de movimentação econômica de Parnaíba, por meio da circulação de estudantes e servidores, da contratação de obras e serviços e da execução orçamentária em nível histórico com tendência de expansão nos próximos anos.

