O governador Wilson Lima (União Brasil) participou, nesta última quinta-feira (5/2), da abertura do ano letivo de 2026 da rede estadual de ensino do Amazonas. A cerimônia ocorreu na Escola Estadual Professor Waldocke Fricke de Lyra, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. E marcou o retorno às aulas de mais de 370 mil estudantes em mais de 600 escolas da capital e do interior.
Durante o evento, o governador destacou a educação como ferramenta de transformação social e reforçou a importância da parceria entre escola, família e comunidade. Ele mencionou resultados expressivos alcançados por alunos da rede pública como sinal de avanço no processo educacional.
A rede estadual atende, neste ano, 181,7 mil alunos em Manaus e 188,6 mil no interior, com estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio. Além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), contando com mais de 24 mil professores em atividade.
Mas, desde 2019, o Governo do Amazonas promoveu a revitalização de centenas de escolas, ampliou o número de unidades de tempo integral e entregou novos centros educacionais, além de implantar projetos diferenciados, como a Escola da Floresta, no interior do estado.
A abertura do ano letivo, no entanto, também foi marcada pela valorização do desempenho estudantil. Mais de 2 mil alunos da rede estadual conquistaram vagas no ensino superior em 2026, com aprovações em universidades como a UEA e a Ufam. Sendo assim, estudantes com altas notas na redação do Enem e medalhistas da OBMEP também receberam reconhecimento.
Por fim, na ocasião, a Secretaria de Estado de Educação anunciou o lançamento de novas ferramentas digitais, voltadas à gestão escolar e à aproximação das famílias com o cotidiano educacional, reforçando o uso da tecnologia como apoio à aprendizagem.
