Teresina recebe neste fim de semana um mutirão com mais de 1.000 consultas gratuitas de triagem voltadas ao diagnóstico precoce de câncer. Os atendimentos acontecem hoje (7/2) e no domingo (8/2), no Hospital da Polícia Militar (HPM). Além disso, vale destacar que a unidade fica localizada na Avenida Higino Cunha, 1642, e, dessa forma, atende moradores da capital e do território Entre Rios.
A iniciativa integra o Projeto de Atendimentos Médicos Especializados Itinerantes de Rastreamento e Diagnóstico Precoce dos Cânceres de Pele, Próstata e Colo do Útero (Amei). Estão previstas 340 consultas em dermatologia, 360 em urologia e 360 em ginecologia. Sempre com foco na identificação de sinais iniciais das doenças e no encaminhamento rápido para a rede de cuidados.
Sendo assim, para participar, os interessados devem comparecer ao HPM levando documento de identificação (como RG), cartão do SUS e comprovante de residência. Mas, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), além das avaliações médicas, também haverá realização de exames quando indicados. Incluindo biópsias, garantindo o acompanhamento clínico desde a primeira consulta.
Por fim, segundo o secretário estadual de Saúde, Dirceu Campêlo, a ação busca acelerar o acesso da população a especialistas e aos exames de rastreamento, reduzindo o tempo entre a suspeita e o diagnóstico.
