O governador Wilson Lima esteve neste úlitmo sábado (7/2) em Boca do Acre e Pauini para entregar implementos agrícolas. Além de insumos produtivos e documentação rural a trabalhadores do setor primário. No entanto, a ação articulada por órgãos ligados ao sistema Sepror, integra a estratégia do Governo do Amazonas de ampliar investimentos no interior. Sendo assim, com foco em fortalecer a agricultura familiar e estimular geração de renda. Além de aumentar a produção local, além de facilitar o acesso a crédito e a políticas públicas.
Mas, durante a agenda, Wilson Lima destacou o potencial produtivo da região e afirmou que os itens entregues atendem demandas antigas de pequenos produtores. “Boca do Acre tem um potencial muito grande, principalmente na pecuária. E, hoje, a gente está entregando implementos, sementes, motores, mudas, além da documentação para esses pequenos produtores que há muito tempo esperavam essa ação do Estado. Isso ajuda a aumentar a produção e melhorar a renda dessas famílias”, declarou.
Nos dois municípios, a Sepror repassou um pacote de materiais e equipamentos a associações e produtores, incluindo certificação digital para entidades rurais. Além de motores estacionários, caixas térmicas de grande porte, kits de sementes, grupos geradores, pulverizadores costais, filtros para purificação de água. Mas também, itens voltados ao processamento e manutenção da produção, como fornos mecanizados e de grande capacidade e roçadeiras. A proposta é apoiar desde o preparo do solo até etapas de beneficiamento, armazenamento e conservação.
Em Boca do Acre, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) também reforçou o suporte aos produtores com a distribuição de 300 mudas de café e 2 mil sacos de ráfia para auxiliar no escoamento. Ainda no município, houve repasse de crédito do programa +Crédito Amazonas Feirante para trabalhador da feira local, como incentivo ao comércio e à circulação de produtos regionais.
