EVENTOS CLIMÁTICOS!

Cheia dos rios leva Eirunepé à emergência e coloca 11 municípios em alerta no Amazonas

Além disso, 11 municípios do estado entraram em alerta por causa do avanço da cheia, enquanto outros 13 permanecem em atenção, acompanhados por monitoramento técnico

agência conversadebastidores, Repórter do EM OFF

A elevação do nível dos rios no Amazonas já levou Eirunepé a decretar situação de emergência. Além disso, 11 municípios do estado entraram em alerta por causa do avanço da cheia, enquanto outros 13 permanecem em atenção, acompanhados por monitoramento técnico.

Portanto, diante do cenário, o governador Wilson Lima reuniu, na última segunda-feira (9/2), o Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais. Com o intuito, portanto, de definir medidas de prevenção e apoio às famílias antes do período mais crítico da enchente. Sendo assim, segundo ele, a estratégia é antecipar a resposta para diminuir impactos sociais, econômicos e na saúde, com reforço de ajuda humanitária e envio de insumos para conter doenças comuns nesta época.

MUNICÍPIOS AFETADOS:

Em situação de emergência:
• Eirunepé

Em alerta:
• Boca do Acre
• Canutama
• Carauari
• Envira
• Guajará
• Ipixuna
• Itamarati
• Juruá
• Lábrea
• Pauini
• Tapauá

Mas, além desses, 13 municípios seguem em atenção, com acompanhamento contínuo das equipes.

MEDIDAS ANUNCIADAS PELO GOVERNO:

Entre as ações organizadas para o período, estão:
• Distribuição de cestas básicas e kits de higiene e limpeza
• Envio de medicamentos, vacinas e insumos de saúde
• Reforço de transporte e abastecimento para comunidades com acesso dificultado
• Alternativas pedagógicas, como o Aula em Casa, se houver impacto nas escolas
• Atuação do Corpo de Bombeiros na Operação Inverno Amazônico, voltada à prevenção de deslizamentos e erosões em áreas vulneráveis

Por fim, a situação segue em acompanhamento, com a possibilidade de novos municípios mudarem de classificação conforme a evolução do nível dos rios.