O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do corpo do papa Francisco em seu caixão, na capela da residência de Santa Marta. As fotos, publicadas pela Mídia do Vaticano, mostram o momento do rito de declaração de morte. O papa faleceu na segunda-feira (21), após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). A divulgação das imagens tem como objetivo permitir que os fiéis de todo o mundo participem desse momento de luto e reflexão.
Nas fotos, o papa Francisco está deitado em um caixão de madeira revestido com veludo vermelho. Ele veste uma túnica vermelha e usa uma mitra branca, com as mãos juntas segurando um rosário. Durante o rito, o cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja, realiza uma bênção sobre o corpo. Também estava presente o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, ambos participando da cerimônia de despedida do pontífice.
O papa Francisco, em vida, havia solicitado que seu caixão fosse mais simples. A tradição da Igreja Católica previa que o papa fosse sepultado em três caixões: um de cipreste, um de chumbo e um de carvalho. No entanto, atendendo ao desejo do pontífice, ele foi colocado em uma urna mais modesta, feita de madeira e revestida por zinco, refletindo sua característica humildade, que marcou sua vida e pontificado.
O funeral do papa Francisco será realizado no próximo sábado (26), mas os fiéis poderão prestar suas homenagens ao pontífice a partir de quarta-feira (23), na Basílica de São Pedro. A missa fúnebre ocorrerá às 10h, horário local, na Praça de São Pedro, onde o papa fez sua última aparição pública no Domingo de Páscoa (20). A cerimônia será transmitida ao vivo para permitir que os católicos de todo o mundo acompanhem o evento.
Nos comentários das fotos publicadas pelo Vaticano, muitos fiéis demonstraram sua tristeza e carinho pelo papa. “Que Deus e nossa senhora te acolham na eternidade, amado Papa Francisco! Nunca imaginei viver esse momento”, lamentou uma fiel. Outro comentário dizia: “Receba, papai Francisco, a cura das dores físicas e espirituais. Você seguiu todos os ensinamentos de Deus.” Muitos ressaltaram o legado de amor e misericórdia deixado por Francisco.