Rafael Cardoso vai ter que pagar R$ 25 mil ao idoso João Fernando Valente Brito, a quem agrediu em fevereiro de 2024. O 1º Juizado Especial Cível da Barra da Tijuca confirmou a condenação e, com isso, o ator precisará arcar com as consequências do episódio.
Na época, Rafael atacou João Fernando, gerente do restaurante Braseiro da Praia, na Zona Oeste do Rio. O ator deu socos, chutes e ainda gritou ameaças como “eu vou te matar”. O caso gerou indignação entre os presentes e logo repercutiu nas redes sociais.
Durante o julgamento, o juiz analisou o comportamento do ator e não teve dúvidas. Ele afirmou: “As agressões aparentemente não provocaram lesões físicas de grande monta, porém ferem a honra de forma indubitável, sobretudo por ter sido presenciada por terceiros, estando o autor em flagrante desvantagem física”.
A partir da sentença, Rafael tem 15 dias para depositar a quantia. Caso ignore o prazo, ele terá que pagar multa. Ou seja, o ator agora corre contra o tempo para evitar mais problemas jurídicos — e financeiros.

Logo após a condenação, os advogados de Rafael divulgar uma nota ao portal LeoDias. “Rafael se arrepende muito de ter agredido o senhor João”, afirmaram. Em seguida, explicaram que ele passava por uma fase emocional difícil, marcada por dor, uso excessivo de remédios, drogas e álcool — fatores que, segundo a defesa, contribuíram para a atitude violenta.
VEJA O MOMENTO DA BRIGA NO VÍDEO ABAIXO:
🚨FAMOSOS: Léo Dias divulga vídeo onde diz que o ator Rafael Cardoso agrediu um idoso de 64 anos na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. pic.twitter.com/7RU8NPdn6X
— CHOQUEI (@choquei) March 2, 2024
ATOR SE PRONUNCIA APÓS SER CONDENADO:
Após a condenação, o famoso se pronunciou. “O RAFAEL de hoje é um homem que pede, com humildade, perdão pelos seus erros, mas que, na mesma medida, também perdoa”, declarou em nota enviada ao colunista Léo Dias. O 1º Juizado Especial Cível da Barra da Tijuca condenou Rafael.
ACOMPANHE A NOTA COMPLETA ABAIXO:
“O novo RAFAEL, que tenta reconstruir, pouco a pouco, a sua carreira profissional, com o coração manso, contrito e humilde, vem a público dizer que se envergonha do seu passado, que inclui essa agressão ao Senhor João Fernando Valente Brito, a quem procurará para, olhando-o nos olhos, pedir perdão pelo seu erro, mas se orgulha do seu presente, em que, livre das drogas e dos sentimentos ruins, apenas busca cuidar dos filhos e da atual companheira, para que o futuro de todos seja feliz, leve e abençoado.”