Na última segunda-feira (16), veio à tona que Virginia Fonseca enfrenta uma dívida de IPTU em Londrina (PR), que pode levar à penhora de bens. O débito, que ultrapassa R$ 6,5 mil, refere-se a quatro anos de inadimplência com a Prefeitura. Após a repercussão, a influenciadora usou as redes sociais para admitir a pendência financeira. Ela afirmou que inicialmente pensou se tratar de uma “fake news”, mas decidiu apurar e descobriu que o valor realmente estava em aberto. Bastante abalada, Virginia explicou os motivos por trás da situação.
A influenciadora contou que o imóvel em questão é uma sala comercial que havia sido transferida para a administração de sua mãe, Margareth Serrão. Segundo ela, a orientação foi: “pega esse aluguel e fica para você essa sala”, dando à mãe autonomia sobre a locação. Virginia relatou ainda que não sabia que o pagamento do IPTU era de sua responsabilidade, pois acreditava que estaria incluso no contrato de aluguel. Ela citou outro episódio semelhante, quando seu nome foi parar no Serasa por causa de uma conta de celular feita em seu nome.
Durante viagem à China, Virginia conversou com a mãe, que também desconhecia a existência da dívida. De acordo com ela, a confusão surgiu porque, em Governador Valadares (MG), onde sua mãe possui outros imóveis, é comum o inquilino pagar o imposto. No caso da sala de Londrina, isso não estava previsto em contrato, o que causou o mal-entendido. Virginia ainda criticou a imobiliária por não informar sobre a obrigação de pagamento. A falta de comunicação teria resultado em quatro anos de débitos acumulados.
Segundo o colunista Ancelmo Gois, de O Globo, a dívida foi judicializada neste mês. A Prefeitura de Londrina acionou a 1ª Vara de Execuções da cidade, que reconheceu a legalidade da cobrança no último dia 9 de junho. A Justiça determinou um prazo de cinco dias para que Virginia quite o débito, que inclui também taxas adicionais. Caso não haja pagamento no período estipulado, ela poderá ter bens bloqueados ou penhorados judicialmente.
Virgínia Fonseca coloca culpa sobre dívida de IPTU na sua mãe e é duramente criticada 😱 pic.twitter.com/JU8EAye2Ux
— Neto Maciel (@nettomaciiel) June 17, 2025