ExclusivoEm total decadência, Datena é menos visto na TV do que essa reportagem do EM OFF

Na estreia, dia 9 de junho de 2025, o programa registrou apenas 0,4 ponto de média no Ibope da Grande São Paulo, o que equivale a cerca de 0,69 % dos televisores ligados nessa região

Erlan Bastos, Colunista do EM OFF

Na última semana, o Brasil do Povo — novo programa de José Luiz Datena, exibido pela RedeTV! — teve sua audiência confirmada como baixa, especialmente quando comparada não só aos concorrentes, mas até mesmo ao alcance de uma simples reportagem do EM OFF.

Na estreia, dia 9 de junho de 2025, o programa registrou apenas 0,4 ponto de média no Ibope da Grande São Paulo, o que equivale a cerca de 0,69 % dos televisores ligados nessa região. Com isso, Datena ficou em 7º lugar no ranking, atrás de emissoras como TV Cultura, Gazeta e Aparecida.

No segundo dia, 10 de junho, o programa despencou para 0,3 ponto, mantendo-se em sétimo lugar, evidenciando a queda no interesse do público.

Um dos poucos pontos positivos foi o aumento da audiência da RedeTV! em 139% em comparação à mesma faixa horária antes do programa. Mas isso não muda o claro fracasso de Datena, que saiu do SBT com médias de 3,3 pontos no “Tá na Hora”.

📉 Situação em números

EpisódioMédia (Ibope SP)Colocação
Estreia (09/06)0,4 ponto7º lugar
10/060,3 ponto7º lugar

Contexto e comparativos

  • Com o “Tá na Hora” no SBT, Datena alcançava média de 3,3 pontos, ou seja, perdeu cerca de 90% de sua audiência.
  • A estreia alcançou seu pico de 0,86 ponto no minuto mais assistido, embora o início tenha sido pífio, com apenas 0,06 ponto.
  • Embora tenha impulsionado a audiência da RedeTV!, o programa mal passou a marca da Cultura e da Gazeta, canais de menor alcance nacional.

Conclusão

Apesar de ser apresentado como a “última parada” de sua carreira e capaz de melhorar a audiência da RedeTV!, o Brasil do Povo com Datena tem números desastrosos: 0,4 na estreia, caindo para 0,3 no dia seguinte, mantendo-o em posições modestas atrás de canais menos tradicionais.

Uma reportagem de opinião sobre o SBT obteve 789 mil acessos na última semana aqui no EM OFF, dessas, 432 mil foram acessos de São Paulo. Menos de 40 mil pessoas assistiram em algum momento Datena.