José de Abreu voltou a provocar polêmica nas redes sociais. Nesta quinta-feira (4/7), o ator compartilhou um vídeo criado por inteligência artificial com críticas direcionadas à TV Globo, especificamente ao Jornal Nacional, e ironizou a postura da emissora diante da onda de ataques ao Congresso Nacional que viralizaram nas redes.
O conteúdo, originalmente postado pelo jornalista Guga Noblat, mostra avatares digitais representando trabalhadores comuns, que questionam a cobertura da Globo sobre os vídeos críticos ao parlamento. “Por que será que o Jornal Nacional só chamou engravatado para falar dos vídeos de inteligência artificial que o povo tá fazendo contra o Congresso da mamata?”, diz um dos personagens.
“A voz do povo vai continuar”
A crítica, expressa por meio de personagens gerados por IA, diz ainda: “A gente não quer saber a opinião de supostos especialistas. Sabemos que a Globo é contra a taxação dos super-ricos, mas os vídeos vão continuar. Agora é a voz do povo”.
Ao republicar o material, José de Abreu acrescentou: “Moderação é meuzovo!”, em tom debochado, dando a entender que não está disposto a amenizar suas opiniões — mesmo sendo contratado da própria Globo, onde atualmente atua na novela Guerreiros do Sol, exibida no Globoplay.
Entenda a polêmica
A movimentação começou após uma reportagem exibida pelo Jornal Nacional, que abordou a “preocupação” com a quantidade de conteúdos feitos com inteligência artificial para atacar o Congresso. O telejornal deu destaque a especialistas que classificaram o movimento como perigoso para o equilíbrio democrático, mas foi acusado nas redes de tentar deslegitimar o sentimento popular de indignação com os parlamentares.
O ápice da insatisfação se deu após o Senado barrar, no fim de junho, uma proposta do governo federal que aumentaria o IOF para investidores com movimentação acima de R$ 50 mil. O episódio acendeu ainda mais os ânimos contra os políticos e levou à criação de uma série de vídeos virais, muitos deles em tom irônico e combativo.
