Preta Gil recebeu uma despedida marcada por emoção e homenagens nesta sexta-feira (25/7), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O velório da cantora, que morreu aos 50 anos em decorrência de um câncer, contou com a presença de diversos artistas, amigos e admiradores.
Entre os famosos que passaram pelo local estavam Ivete Sangalo, Glória Pires, Cleo, Regina Casé, Péricles, Thiaguinho, Ludmilla, Brunna Gonçalves, Caio Blat, entre outros. A cerimônia também contou com a presença da primeira-dama Janja da Silva.
A cantora baiana Ivete Sangalo, amiga íntima de Preta, foi uma das mais abaladas. Aos prantos, ela tocou e conversou com a artista, sendo amparada por colegas. Regina Casé também se emocionou bastante durante a despedida.
Outro momento que comoveu os presentes foi a chegada do cantor Danrlei Orrico, conhecido como O Kanalha, com quem Preta teve um relacionamento nos últimos meses. Visivelmente emocionado, ele precisou se sentar para se recompor.
Velório e cremação
O velório teve início às 9h e foi aberto ao público até as 13h, para que fãs e admiradores pudessem prestar suas últimas homenagens. Após esse período, a família seguiu para uma cerimônia restrita de cremação, entre 15h e 17h — um desejo expresso pela própria Preta Gil em vida.
O corpo da cantora deixou o Theatro Municipal em um carro do Corpo de Bombeiros e seguiu para o Cemitério da Penitência, passando por vias importantes da cidade, como a avenida Presidente Vargas, avenida Francisco Bicalho e o viaduto do Gasômetro.
A luta de Preta Gil
Diagnosticada com câncer em janeiro de 2023, Preta chegou a anunciar a cura meses depois, mas a doença retornou. Em maio deste ano, ela viajou aos Estados Unidos em busca de um tratamento experimental, mas não resistiu. Morreu no último domingo (20/7), em Nova Iorque, ao tentar voltar ao Brasil em uma UTI aérea — desejo que não pôde ser concretizado.