TOLERÂNCIA RELIGIOSA !

Padre é detonado após falas sobre a morte de Preta Gil

O padre identificado como Danilo César, vinculado à Diocese de Campina Grande, acabou questionando os orixás de Preta Gil que sumiram após a morte da artista

Neto Maciel, Repórter do EM OFF

A fala do padre Danilo César, ocorrida durante uma missa em Areial, na Paraíba, no último domingo (27/7), provocou grande repercussão nas redes sociais. Durante o sermão, o sacerdote criticou abertamente religiões de matriz africana e ironizou a morte de Preta Gil, vítima de câncer aos 50 anos. Ele usou o momento para questionar a fé da família da cantora e debochar dos orixás.

No entanto, no vídeo que circula nas redes, o padre, vinculado à Diocese de Campina Grande, ataca diretamente o Candomblé e outras tradições afro-brasileiras. “Como é o nome do pai de Preta Gil? Gilberto Gil fez uma oração aos orixás, cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?”, disparou durante a celebração. Mas, a gravação — feita por fiéis presentes — gerou revolta imediata.

Porém, sem parar por aí, o religioso também condenou católicos que buscam ajuda espiritual fora da Igreja. “E tem gente católico que pede essas forças ocultas. Eu só queria que o diabo viesse e levasse. Quando acordar com calor no inferno, você não sabe o que vai fazer”, afirmou. O tom agressivo das palavras incendiou os comentários nas redes sociais.

Após a enxurrada de críticas, o padre desativou sua conta no Instagram e retirou o vídeo do canal da paróquia no YouTube. Mesmo assim, o conteúdo continua circulando amplamente. Usuários expressaram indignação com a postura do padre, ainda mais em um momento delicado para a família da artista.

VEJA O MOMENTO NO VÍDEO ABAIXO:

ASSOCIAÇÃO DE CULTURA SE PRONUNCIA:

Por fim, a Associação Cultural de Umbanda, Candomblé e Jurema Mãe Anália Maria de Souza divulgou uma nota em repúdio às falas. “Deus é amor e respeito ao próximo, onde infelizmente esse senhor que se diz sacerdote prega o ódio e o preconceito e ainda amedronta em pleno culto em sua igreja”, diz o texto. Internautas também reagiram: “Mas, são nessas horas que desejo tanto que Deus realmente exista, pra cobrar dessa gente todo o mal que fazem em Seu Nome”, escreveu Túlio Carella.