Uma ação popular tentou impedir que a população de Parnaíba recebesse os prêmios de um sorteio realizado pela prefeitura do município, nos festejos do aniversário da cidade, na última quarta-feira(13). A coluna Erlan Bastos, no Portal EM OFF, teve acesso com exclusividade aos detalhes da ação protocolada na 4ª Vara Cível de Parnaíba.
A iniciativa foi protocolada por Marcos Vinícius Souza e assinada pela advogada Laís Costa Rodrigues, que é namorada do advogado de Gracinha Mão Santa, adversária política do prefeito Francisco Emanuel Cunha de Brito.
A ação tinha como objetivo cancelar a execução do Decreto Municipal nº 214/2025, que regulamenta o sorteio de brindes como eletrodomésticos, eletrônicos, bicicletas e utensílios domésticos, adquiridos exclusivamente através de doações. Na petição, Laís, aliada direta de Gracinha, alegava que existiam supostas irregularidades no documento, como ausência de uma lei federal, falta de autorização do Ministério da Fazenda e promoção do nome do prefeito anúncios de divulgação da ação.
A iniciativa buscava impedir que a população recebesse os prêmios da ação promovida pela Prefeitura de Parnaíba, favorecendo indiretamente opositores políticos do atual prefeito. Apesar da tentativa clara de suspensão, a Justiça não atendeu o pedido da advogada e o sorteio foi realizado com grande participação popular.