CHOCANTE

Imagens fortes: vídeo mostra momento em que influencer trumpista é morto

Influenciador trumpista foi atingido no pescoço durante evento em universidade de Utah; Donald Trump confirmou a morte horas depois

Hanna Carvalho, Repórter do EM OFF

Um episódio interrompeu nesta quarta-feira (10/9) o discurso de Charlie Kirk, influenciador de extrema-direita e fundador da Turning Point USA: ele foi baleado no pescoço enquanto falava em evento na Universidade Utah Valley, nos Estados Unidos. Imagens que circulam nas redes sociais registraram o momento exato do ataque — e sua morte foi confirmada poucas horas depois.

Como tudo aconteceu

Vídeos mostram o momento em que Kirk, sentado sob uma tenda e respondendo ao público como parte da “American Comeback Tour”, é abruptamente atingido por um disparo. Ele cai da cadeira. A princípio, foi informado que ele estava em estado crítico, mas, posteriormente, fontes oficiais e o próprio Donald Trump confirmaram que o ativista não resistiu aos ferimentos.

Trump escreveu em sua rede social:

“O grande e lendário Charlie Kirk está morto. Ele foi amado e admirado por todos, especialmente por mim.”

Suspeito ainda não identificado

Segundo a polícia da universidade e autoridades de Utah, um único tiro foi disparado de um prédio a cerca de 200 metros do palco. Embora um indivíduo tenha sido detido inicialmente, ele foi liberado posteriormente, e até o momento nenhum suspeito está sob custódia.

Repercussão política

O assassinato de Kirk provocou uma onda de solidariedade e indignação em todo o espectro político. Líderes e celebridades se pronunciaram, com destaque para:

  • Donald Trump, que declarou luto nacional e exige justiça;
  • Vice-presidente JD Vance, governador da Califórnia Gavin Newsom, além de figuras como Nancy Pelosi, Kamala Harris e Benjamin Netanyahu, todos condenando o ataque e pedindo que o caso seja esclarecido.

Além disso, o FBI e autoridades locais seguem investigando o caso como possível ato de violência política, que continua sendo uma preocupação crescente nos Estados Unidos.