LUTO !

Atriz e comediante Berta Loran morre aos 99 anos

A veterana estava internada em um hospital particular de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro

Neto Maciel, Repórter do EM OFF

O mundo artístico amanheceu em luto nesta segunda-feira (29/9) com a morte da atriz e comediante Berta Loran. Aos 99 anos, a veterana estava internada em um hospital particular de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, como revelou a coluna Fábia Oliveira.

A artista se preparava para celebrar 100 anos em março de 2026, mas levava a vida de forma cada vez mais reservada. Além disso, mantinha distância da imprensa. A reportagem acionou a assessoria do hospital, no entanto, não conseguiu retorno sobre o falecimento.

Essa postura de afastamento não surpreendia os que conviviam com Berta. João Luiz Azevedo, produtor cultural e autor do livro Berta Loran: 90 anos de humor (Litteris), lançado em 2016, relembrou que a atriz se recusava a participar de entrevistas e evitava aparições públicas.

“A produção do The Noite, do Danilo Gentili, quis entrevistá-la, e o convite foi recusado. A situação se repetiu com o Sem Censura, mesmo com o áudio afetuoso enviado pela Cissa Guimarães (apresentadora da atração)”, pontua João Luiz.

Por fim, essa decisão de preservar sua imagem também afetava o círculo de amizades. Ao completar 99 anos, Berta optou por não sair em público e não receber visitas. “O fato de querer preservar sua imagem do mundo resvala também em alguns amigos da querida atriz”, contou uma amiga próxima, que pediu para não se identificar.