Além de ser uma edição bastante movimentada em relação às estratégias de jogo e das tretas entre os participantes, A Fazenda 16 também está repleta de punições aos peões. O descumprimento de regras do confinamento é punido com consequências para todos os peões e a punição mais recente foi causada pela ex-fazendeira Julia Simoura.
A atriz foi advertida na manhã desta terça-feira, 01º, por ir até a área dos animais sem usar galocha, que é um item obrigatório. Em razão do descumprimento dessa regra, os peões foram punidos com 12 horas proibidos de usarem a piscina ou o ofurô. Em duas semanas de A Fazenda 16 esta já é a sétima punição recebida pelos confinados.
Esse mesmo descumprimento cometido por Julia Simoura já havia sido cometido por Zaac e Fernanda Campos, que foram até a área de trato dos animais de chinelo, sem usar as galochas, que são obrigatórias. Com a falha de Zaac e Fernanda Campos, a produção de A Fazenda 16 puniu os peões com o corte de acesso à água quente por 08 horas.
Além do “grupão”, que são os principais frequentadores do ofurô, Albert Bressan ficou chateado com a punição, após passar a manhã limpando a piscina para depois ser proibido de usufruir. “Eu tava esperando isso. Limpei, tomei meu solzinho, fiz ‘tchibum’, e não posso usar”, lamentou o marido de Adryana Ribeiro.
A primeira punição sofrida pelos peões foi causada após Fernanda Campos e Sacha Bali utilizarem roupa por baixo do pijama da baia, fazendo a sede ficar 06 horas sem água quente. Depois Zaac fez com que os participantes passassem um dia inteiro sem poder frequentar a academia, depois de não usar o microfone corretamente.
Gui Vieira foi responsável pela punição que deixou a casa por 12 horas sem gás, por não ter acordado a tempo de cumprir o trato das ovelhas. Raquel Brito foi responsável pela punição que durou mais tempo. Os peões perderam o café por 48 horas, depois que ela levou uma garrafa d’água à área dos animais. E Larissa Tomásia quebrou uma das regras ao usar o banheiro da sede estando na baia. Os peões que permaneceram na casa receberam um castigo de mais 12 horas sem água quente.