Uma denúncia de abandono e maus-tratos mobilizou a Polícia Militar, que resgatou quatro crianças na quarta-feira (17), em Manaus. As vítimas três meninas de 11, 6 e 2 anos e uma bebê de 7 meses estavam sozinhas na Avenida Marcos Cavalcante, no bairro Alfredo Nascimento, o que gerou alerta imediato na região.
Segundo a conselheira tutelar Angela Santos, a mãe deixou as crianças desacompanhadas na rua. Além disso, um comerciante percebeu a situação recorrente e decidiu acionar a polícia após presenciar repetidos episódios de negligência, incluindo a falta de alimentação adequada.
“As crianças foram localizadas pela PM, elas haviam sido deixadas na rua pela genitora e o dono de um comércio chamou a polícia. Segundo ele, é comum a mãe deixar as crianças sem comer, elas ficavam pedindo e geralmente ele dava comida pras crianças, mas chegou a um ponto em que ele viu que ‘tava demais’ e acionou a viatura da PM”, detalhou.
Logo após o resgate, as autoridades levaram as crianças ao Conselho Tutelar e, em seguida, à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA). No local, a equipe confirmou a situação de negligência, já que as vítimas estavam sujas e sem alimentação. “Elas estavam bem sujas e com fome, pois não haviam almoçado ainda, não tinham comido nada”, afirmou a conselheira.
Ainda na delegacia, a conselheira tutelar identificou oito boletins de ocorrência anteriores contra a mãe, envolvendo maus-tratos, abandono de incapaz e estupro de vulnerável. “Aqui verificamos que já havia oito boletins de ocorrência pelos mesmos casos de maus-tratos, abandono de incapaz e inclusive um boletim por estupro de vulnerável, em que ela [mãe] está sendo acusada de ser conivente”, explicou. Enquanto a Polícia Civil segue nas diligências para localizar a genitora, o Conselho Tutelar encaminhará as crianças para um abrigo e solicitou medida protetiva para impedir qualquer contato ou retomada da guarda.
FOTO DE CRIANÇAS:
