O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas encontrou, nesta segunda-feira (16/2), o corpo de uma pessoa durante as buscas relacionadas ao naufrágio de uma lancha ocorrido no Encontro das Águas, em Manaus. Até o momento, não há confirmação de que a vítima seja uma das sete pessoas que continuam desaparecidas desde o acidente.
A embarcação de transporte Lima de Abreu XV, pertencente à empresa Lima de Abreu Navegações, afundou na última sexta-feira (13/2). O naufrágio aconteceu depois da embarcação deixar a capital amazonense com destino a Nova Olinda do Norte. De acordo com os bombeiros, as equipes resgataram 71 passageiros com vida. Até o momento, as autoridades registraram duas mortes: uma criança e uma jovem de 22 anos.
Segundo a corporação, equipes localizaram o corpo no Rio Amazonas e, em seguida, o transportam para a base fluvial dos bombeiros, no Porto de Manaus. Na sequência, as autoridades encaminharão o corpo ao Instituto Médico Legal (IML), onde ele passará por procedimentos de identificação.
CORPO DE BOMBEIROS TOMAM ATITUDE:
As equipes do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil, no entanto, seguem mobilizadas na operação. Mas, a lancha foi encontrada a cerca de 50 metros de profundidade, e a busca envolve mergulhadores, embarcações de apoio, drones e sobrevoos. Os bombeiros classificam a ação como especialmente difícil por causa das correntes intensas e das mudanças de direção provocadas pelo encontro das águas dos rios Negro e Solimões, além da grande profundidade do local.
O comandante-geral do CBMAM, coronel Muniz, explicou que fatores como o comportamento das correntes, diferenças físicas entre as águas e a dinâmica do fundo do rio interferem diretamente na varredura e na possibilidade de localizar vítimas. Para reforçar o trabalho, o Grupamento de Bombeiros Marítimo do Estado de São Paulo enviou uma equipe com seis bombeiros, incluindo um capitão.
O naufrágio aconteceu por volta de 12h30 da sexta-feira. Imagens registradas no momento do acidente mostram passageiros na água e em botes, aguardando socorro, enquanto outras embarcações próximas tentavam auxiliar no resgate. Uma sobrevivente relatou em vídeo que pediu ao condutor para reduzir a velocidade devido ao banzeiro, ondas fortes e turbulentas comuns na região, e afirmou que havia alertado: “falei para ir devagar”.
Entretanto, o piloto da lancha, identificado como José Pedro da Silva Gama, de 42 anos, foi preso em flagrante no porto da capital, onde estava com outros sobreviventes. Ele pagou fiança e, em seguida, deixou a prisão, mas responderá por homicídio culposo. A Justiça solicitou a prisão preventiva do condutor ainda no sábado (14).
Poe fim, em nota, a Marinha informou que mantém efetivo nas buscas e que emprega aeronave, embarcação operacional e lanchas da Capitania. Além do apoio de mergulhadores. Mas, a corporação também recolheu informações de sobreviventes para contribuir tanto com as buscas quanto com a apuração das circunstâncias do naufrágio.

