A Prefeitura de Manaus ampliou a rede de proteção ambiental da cidade com a instalação da 14ª ecobarreira. No entanto, no encontro dos igarapés do 40 e do Mestre Chico, próximo ao Ecoponto Educandos, na zona Sul. A ação faz parte da estratégia da gestão do prefeito David Almeida para conter resíduos descartados irregularmente. Além de impedir que o lixo chegue ao rio Negro.
Mas, segundo a Semulsp, o equipamento integra um sistema já distribuído por outros igarapés da capital. Mas, junto às estruturas existentes, ajuda a barrar quase 300 toneladas de resíduos por mês antes que avancem pelos cursos d’água. A prefeitura destaca que, além de proteger o rio, a medida contribui para reduzir entupimentos e alagamentos, principalmente no período chuvoso.
Além disso, a equipe instalou a nova estrutura em um ponto estratégico, onde a chuva carrega maior volume de resíduos. Com a proximidade do Ecoponto Educandos, o recolhimento do material retido pode ser feito com mais rapidez, garantindo eficiência no serviço e destinação ambiental adequada.
O prefeito David Almeida tem defendido o fortalecimento de ações preventivas como parte do compromisso da gestão com a preservação ambiental e a qualidade de vida da população. A ampliação da rede de ecobarreiras também reforça a política municipal de limpeza urbana e proteção dos igarapés, fundamentais para o equilíbrio ambiental e a segurança das comunidades.
