TEMPO DE ESPERA REDUZIDOS!

Governador Wilson Lima anuncia nova fase do Opera+ Amazonas e transforma programa em política permanente de cirurgias

A mudança tem como objetivo reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas para um prazo médio de até 30 dias.

a
agência conversadebastidores, Repórter do EM OFF

O governador Wilson Lima apresentou, está semana, a nova etapa do Opera+ Amazonas, que deixa de funcionar como ação concentrada em mutirões. Mas passa a integrar, de forma definitiva, a rotina da rede estadual de saúde. A mudança tem como objetivo reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas para um prazo médio de até 30 dias.

O anúncio, no entanto, foi feito durante coletiva de imprensa no Hospital e Pronto-Socorro Adriano Jorge, em Manaus. Na ocasião, o governador ressaltou que o foco do programa deixa de ser apenas o volume de procedimentos realizados. Sendo assim, passa a priorizar o acesso mais rápido dos pacientes às cirurgias mais demandadas pelo sistema de regulação.

Mas, segundo Wilson Lima, a meta estabelecida pelo governo é garantir que os principais procedimentos cirúrgicos tenham um tempo máximo de espera de 30 dias. Consolidando assim, um novo padrão de atendimento na rede pública estadual.

DEPUTADOS PRESENTES NO EVENTO:

O evento contou com a presença dos deputados estaduais Dr. Gomes e George Lins, do vereador Allan Campelo, da secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, além de representantes da Fundação Hospital Adriano Jorge.

Criado em 2021 para enfrentar a fila histórica de cirurgias no Amazonas, o Opera+ alcançou em 2025 o maior volume cirúrgico já registrado no estado. Ao todo, a equipe realizou 336.816 procedimentos e, com isso, superou em cerca de 55 mil o total de 2024, além de ultrapassar a meta prevista pela Secretaria de Estado de Saúde.

Com a nova configuração, a partir de 2026, o programa passa a operar de forma contínua. Entre as medidas anunciadas estão a ampliação do funcionamento dos centros cirúrgicos para o período noturno, fins de semana e feriados, o credenciamento de unidades com foco em produtividade, o reforço no fornecimento de órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs) e a convocação organizada de pacientes com apoio da assistente virtual do Saúde AM Digital.