O deputado federal Pauderney Avelino (União Brasil) afirmou, em entrevista à BandNews Difusora, que considera sem espaço sua permanência na atual legenda. Além de que pretende trocar de partido na próxima janela partidária. Na conversa, o parlamentar ampliou o alcance da movimentação ao mencionar que Saullo Vianna (União Brasil) e Amom Mandel (Cidadania) também estariam no radar de mudança no mesmo período.
A chamada janela partidária, no entanto, ocorre em ano eleitoral, em regra seis meses antes do pleito. Mas também abre a possibilidade de migração de sigla dentro de condições específicas previstas na legislação.
Sendo assim, durante a entrevista, Pauderney citou ainda o cenário envolvendo Ronaldo Caiado, que, segundo ele, teria enfrentado resistência interna. Com o intuito de se viabilizar como nome à Presidência em 2026. O deputado disse que o governador teria sido avisado previamente sobre a dificuldade. Ale que, ao perceber o rumo da disputa, acabou se antecipando e deixando o partido.
Na sequência, Pauderney respondeu a questionamentos sobre o Podemos e, assim, tratou a hipótese como parte de uma articulação mais ampla, de dimensão nacional. Na avaliação dele, não se trata de um movimento isolado: haveria expectativa de que outros deputados federais do União Brasil também migrem para a legenda, fortalecendo o partido no Congresso.
Já Amom Mandel, também em entrevista à BandNews Difusora na segunda-feira (2/2), comentou a fala de Pauderney. Ele recordou que o Podemos foi a sigla em que iniciou sua trajetória política, quando disputou uma vaga de vereador. Ele ponderou, porém, que no momento o tema ainda está no campo das especulações, embora tenha destacado que o estatuto do partido, segundo sua leitura, prevê margem para independência de atuação.

