MAIS DE 100 MIL GARIS!

Prefeitura recolhe mais de 35 toneladas de lixo no sambódromo no Carnaval 2026

No domingo, 15/2, a força-tarefa trabalhou ininterruptamente até depois do meio-dia, garantindo que as avenidas e vias adjacentes ficassem limpas

agência conversadebastidores, Repórter do EM OFF

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), recolheu mais de 35 toneladas de resíduos durante os desfiles das escolas de samba no sambódromo Professor Gilberto Mestrinho, na zona Centro-Oeste. No domingo, 15/2, a força-tarefa trabalhou ininterruptamente até depois do meio-dia, garantindo que as avenidas e vias adjacentes ficassem limpas.

Mais de cem garis participaram da operação especial de Carnaval e, com isso, não só organizaram a festa como também reduziram os impactos ambientais causados por um dos maiores eventos populares da cidade. Além disso, a equipe iniciou o planejamento ainda antes de fevereiro, estruturando a logística para gerir os resíduos de forma sustentável.

Desde quinta-feira (12), os trabalhadores concentraram suas atividades no sambódromo, ponto central dos desfiles. Durante toda a programação, eles utilizaram carros coletores, baús e caçambas para evitar acúmulo de lixo e proteger o meio ambiente.

Ao término de cada apresentação, enquanto o público ainda deixava as arquibancadas, as equipes entraram imediatamente na passarela do samba. Uma parte realizou a varrição e lavagem da avenida, enquanto outra separou os resíduos recicláveis, como garrafas PET, latas, papelão e outros materiais reaproveitáveis.

Com essa ação, a Semulsp mostrou que é possível conciliar folia e responsabilidade ambiental, garantindo limpeza, sustentabilidade e organização durante o Carnaval. A iniciativa reforça que a festa pode ser alegre, tradicional e consciente ao mesmo tempo.