O apresentador Otaviano Costa revelou nesta segunda-feira (22), que foi diagnosticado com um aneurisma da aorta ascendente torácica — uma dilatação da artéria —, através de um eletrocardiograma em um nível muito perigoso. No relato, o apresentador contou que estava muito bem de saúde, mas sentia uma pequena dor perto do coração, quando descobriu a doença no dia 6 de julho, um dia antes do aniversário da esposa Flávia Alessandra.
O que é a doença?
A aorta é a principal veia do corpo humano. Ela sai do coração e passa por boa parte do torso do paciente, cruzando as áreas do tórax e do abdômen. Quando, por algum motivo, a porção da artéria aorta localizada na região do abdômen sofre uma dilatação, ficando maior do que o diâmetro do restante da veia, o paciente recebe o diagnóstico de aneurisma da aorta torácica.
Esse aneurisma pode causar um enfraquecimento nas paredes da artéria e, conforme o coração do paciente bate, a pressão do sangue causa um enfraquecimento que desencadeia uma ruptura da artéria aorta. Por isso, o aneurisma da aorta torácica pode trazer graves riscos à vida do paciente.
Quais as causas do aneurisma da aorta torácica?
Existem muitas causas para o aneurisma da aorta torácica. Uma das principais é a arteriosclerose. Na arteriosclerose, as paredes das veias são cobertas por placas de gordura, causando enfraquecimento nas paredes das artérias, que podem desencadear o aneurisma da aorta torácica. Infecções causadas por bactérias ou fungos também podem causar o aneurisma da aorta torácica, assim como doenças genéticas ou mesmo características hereditárias do paciente.
Quais os sintomas do aneurisma da aorta torácica?
Na maioria dos casos, o aneurisma da aorta torácica não causa qualquer sintoma ao paciente, sendo que ele é descoberto somente quando o paciente faz algum exame de rotina que permite um estudo do coração, como a ecocardiograma, assim como ocorreu com Otaviano Costa. Quando o paciente apresenta sintomas de aneurisma da aorta torácica, ele pode apresentar:
- dor forte no peito;
- dor nas costas;
- dificuldade para respirar;
- dificuldade para engolir;
- tosse;
- rouquidão.
Como é o tratamento do aneurisma da aorta torácica?
O tratamento do aneurisma da aorta torácica depende da gravidade do quadro do paciente e do tamanho da dilatação da aorta torácica. Alguns casos não requerem tratamento e podem ser acompanhados apenas por meio de exames periódicos, que avaliam o progresso da doença.
Nos casos em que o aneurisma da aorta torácica está bastante grande, o paciente apresenta sintomas e seu tamanho aumenta progressivamente, é recomendado que ele faça um procedimento cirúrgico para corrigir os desvios da aorta torácica.