Rádio EM OFF
SUPERIOR AO OZEMPIC

Conheça a “Godzilla”, injeção de emagrecimento que ajuda a perder 24% do peso

Os ensaios clínicos do medicamento identificaram uma perda média de 24% do peso corporal em menos de um ano

Hanna Carvalho
Repórter do EM OFF

Uma nova injeção está ganhando atenção e pode dar um novo rumo a pessoas com obesidade, auxiliando na perda de um quarto do peso corporal. Os ensaios clínicos do medicamento supressor de apetite e acelerador de metabolismo identificaram uma perda média de 24% do peso corporal em menos de um ano. A droga é conhecida como retatrutida e foi apelidada de Godzilla, tendo seus ensaios clínicos publicados no New England Journal of Medicine.

As análises contaram com 338 indivíduos com obesidade durante 48 semanas. Durante o Congresso Europeu sobre Obesidade, que ocorreu esta semana em Veneza, a diretora do Centro de Investigação da Obesidade de Yale e principal autora do estudo, Ania Jastreboff, comentou sobre a pesquisa. “Os resultados são surpreendentes. Esse grau de redução de peso neste período de tempo não foi observado em outros ensaios de fase dois”, afirma.

Nas mulheres, o teste foi ainda mais nítido, com uma perda de 28,5% de peso, em comparação a 21,1% nos homens. Os especialistas acreditam que o uso por mais tempo pode ajudar os usuários a diminuir até 30% do peso corporal. Os participantes mais obesos perderam uma percentagem ainda maior de peso, 26,5%, em 48 semanas, e 100% dos participantes do ensaio perderam pelo menos 5%.

Injeções se tornaram febre

As drogas para perda de peso desaceleram a digestão e reduzem drasticamente o apetite, imitando hormônios que regulam a fome e a sensação de saciedade. Os fármacos são projetados para agir como o hormônio GLP-1, que é produzido pelo nosso intestino e liberado na presença de glicose. Ele sinaliza ao cérebro que estamos alimentados, diminuindo o apetite.

Atualmente, a procura por tais medicamentos são uma febre nas farmácias. Os dois mais vendidos são o Wegovy e Ozempic, ambos da Novo Nordisk, que contêm o mesmo princípio ativo, a semaglutida, em doses diferentes. Originalmente criado para combater a diabetes tipo 2, o Ozempic foi adaptado para a obesidade e os testes mostraram que uma dosagem mais forte poderia ajudar os usuários a perder 15% do seu peso corporal em 68 semanas.

Godzilla pode superar o Ozempic

Embora ainda não esteja aprovado para venda geral, os ensaios de fase 2 da retatrutida mostram que o seu impacto na perda de peso pode ser o maior até agora, superando o Ozempic. Assim como os medicamentos anteriores que imitam o GLP-1, a retatrutida causou efeitos colaterais, incluindo náusea, diarreia e prisão de ventre.

O professor Naveed Sattar, da Universidade de Glasgow, na Escócia, trabalhou em ensaios de outras injeções para perda de peso. Em entrevista ao Daily Mail, ele afirma que a retatrutida ainda não atingiu seu máximo potencial.

“Há cinco ou dez anos, nunca poderíamos ter imaginado medicamentos que pudessem causar este tipo de perda de peso. O estudo sugere que a retatrutida ainda não atingiu o patamar máximo, então provavelmente haverá mais perda de peso. Se administrarmos o medicamento por ainda mais tempo, acho que ele poderá atingir quase 30% do peso corporal de alguém. A questão é se isso pode ser feito com segurança, mas existem grandes testes planejados”, explica.