Alimentação & Saúde

Conheça os verdadeiros benefícios da sardinha para a saúde

A sardinha é um dos principais alimentos na mesa do brasileiro na atualidade e acumula diversos benefícios à saúde

Hanna Carvalho
Repórter do EM OFF

A sardinha, sem dúvidas, é um dos principais peixes consumidos pelos brasileiros. Uma de suas principais características e benefícios é sua riqueza em ômega 3, um conjunto de ácidos graxos importantes para os seres humanos que o nosso corpo não produz, por isso, é preciso adquiri-los em alimentos ou por meio de suplementos. Mas seu benefício não é apenas esse, existem muitos outros.

Esse alimento é riquíssimo em cálcio. Uma lata, por exemplo, contém mais cálcio que um copo de leite. Isso faz com que esse peixe seja o nosso aliado no desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes, além de ser fundamental para as contrações musculares e impulsos nervosos. O cálcio é um mineral que o corpo pode armazenar, mas não pode produzi-lo. É por isso que você deve obtê-lo nos alimentos, bebidas e suplementos alimentares.

As sardinhas também são fontes de proteína, principal componente estrutural e funcional de todas as células do corpo. Sendo assim, fundamental para a formação da pele, músculos, cabelos e unhas. As proteínas atuam na imunidade, prolongam à saciedade e ajudam no ganho e manutenção da massa muscular.

O triptofano também está presente neste peixe. Ele o aminoácido que interfere na produção de serotonina, hormônio que melhora o humor e o bem-estar. Além disso, a sardinha é rica em vitaminas e minerais. A vitamina D contribui para absorção do cálcio e do fósforo por nosso organismo. O selênio é o mineral essencial que atua como antioxidante e propicia o melhor funcionamento do sistema imunológico.

Curiosidades

No Brasil, os estados que são os maiores produtores de sardinha são Rio de Janeiro e Santa Catarina. É nestes locais também que estão concentradas as principais sedes da frota nacional de traineiras responsáveis pela prática da pesca deste peixe. Outro dado interessante é que mais de 80% da sardinha brasileira desembarca nos municípios catarinenses Itajaí e Navegantes, o que atraiu para a região muitas empresas de sardinha em lata do Brasil.