Alimentação & Saúde

Esses 5 alimentos são considerados venenos para o corpo humano

Esses alimentos quando consumidos em excesso, podem causar problemas de saúde graves

Hanna Carvalho
Repórter do EM OFF

Você sabia que na literatura médica existem cinco alimentos chamados “venenos brancos”? Quando consumidos em excesso, podem causar problemas de saúde como hipertensão, diabetes, obesidade, alergias, câncer, entre outros. Estamos falando do sal de cozinha, açúcar refinado, farinha de trigo refinada, leite tradicional e margarina.

O Brasil carrega um hábito inadequado e perigoso à saúde, que contraria a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de consumo de sal. A recomendação diária é de 5 gramas (2 gramas de sódio) ou 1 colher (chá), que vai em contrapartida aos dados do Ministério da Saúde, que estima que a ingestão do alimento seja de 12 gramas por pessoa no país.

Esse hábito associado ao estilo de vida inadequado é muito prejudicial à saúde, pois está diretamente relacionado à hipertensão arterial, ao maior risco de formação de pedras na vesícula e a cálculos renais. Ou seja, um veneno para o corpo humano, quando em excesso.

O açúcar refinado é outro vilão “poluente do corpo”. Ele é responsável direto pelo aumento do número de casos de obesos no Brasil e por outras doenças, como diabetes e baixa imunidade. Dados da última pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) apontam que quase seis em cada dez brasileiros (57,25%) estavam com sobrepeso em 2021. E o índice de obesidade foi de 22,35%.

Como substituir?

Marina Souza Aranha Pires de Andrade, cardiologista e gerente médica da Med-Rio Check-up, ensina como substituir os cinco venenos brancos da alimentação. A seguir, conheça as dicas:

“Substitua a farinha de trigo branca pela integral, que possui índice glicêmico mais baixo (o que favorece uma absorção mais lenta e maior saciedade). Além disso, existem diversas receitas deliciosas sem esse ingrediente, com centeio, farinha de aveia, de amêndoas, de coco, de arroz e até de banana. Os produtos integrais contêm mais fibras, o que ajuda no funcionamento dos intestino”, afirma.

Para substituir o açúcar refinado a dica da especialista é se habituar a um paladar menos doce. “Quando for necessário adoçar, prefira o mel, stevia, frutas maduras (como bananas ou maçãs para o preparo de receitas), açúcar de coco ou, em último caso, açúcar mascavo ou demerara”, aponta.

A dica da profissional para o leite de vaca é escolher as versões vegetais, como o leite de amêndoas, de arroz, de aveia ou de soja não transgênica. “Apesar de o leite ser um alimento rico em cálcio, ferro e proteína, e essencial para o desenvolvimento saudável, em especial o do tecido ósseo, ele pode desencadear intolerância à lactose, má digestão e alergia. O produto integral contém mais gordura. Se for beber leite, prefira o desnatado, a não ser que exista recomendação médica contrária”, pontua.

Sobre o sal, a especialista indica que opte pelos demais temperos e especiarias. A comida ficará deliciosa e mais saudável. A margarina deve ser substituída pela manteiga, mas não exagere na quantidade, pois é uma fonte de gordura saturada.