DOENÇA GRAVE

Folie à Deux: entenda o transtorno psiquiátrico que dá nome ao filme Coringa 2

A sequência da franquia Coringa, estrelado por Joaquin Phoenix e Lady Gaga, retrata o transtorno psiquiátrico do "delírio a dois"

Hanna Carvalho
Repórter do EM OFF

O filme “Joker: Folie à Deux”, que dá sequência à franquia Coringa, ganhou o trailer oficial na última semana. O longa-metragem chega às telonas de todo mundo no dia 2 de outubro de 2024. A sequência continuará a ser dirigida por Todd Phillips. Já Joaquin Phoenix continuará no papel do Joker, enquanto Lady Gaga aparecerá como Harley Quinn.

O que é Folie à Deux?

O termo que dá origem ao nome do filme, na tradução em português, “delírio a dois”, resume uma doença psiquiátrica. A condição delirante induzida é um transtorno psiquiátrico em que dois, três ou mais indivíduos compartilham de sintomas psicóticos.

No caso da folie à deux, o transtorno ocorre exclusivamente entre duas pessoas – o delirante primário e o secundário, explica o psiquiatra e professor Saulo Ciasca. Na sequência de Coringa, as personagens de Joaquin Phoenix e Lady Gaga irão compartilhar o transtorno.

Esse fenômeno geralmente ocorre em relacionamentos íntimos e pode ser exacerbado por isolamento devido a fatores como língua, cultura ou geografia. Apenas uma das pessoas tem o transtorno psicótico genuíno, e os delírios tendem a desaparecer quando o contato entre elas é interrompido.

O profissional explica que o delirante primário induz o secundário a acreditar que aquele delírio é realidade. Então, a pessoa passa a crer em tudo o que o primeiro indivíduo está dizendo. “Em geral, essas duas pessoas têm um relacionamento íntimo e podem estar isoladas por língua, cultura ou geografia. Só uma das pessoas tem o transtorno psicótico genuíno, e os delírios geralmente desaparecem quando as pessoas se separam”, afirma.

Sair da versão mobile