Para muitos, decidir parar de usar roupas íntimas pode parecer uma escolha estranha. Afinal, para alguns, usar roupas íntimas é tão rotineiro quanto respirar. No entanto, existem muitos benefícios ao deixar de utilizar essa peça todos os dias. Suspender o uso de calcinhas e cuecas pode, na verdade, ser um alívio para a sua saúde. A seguir, você descobre os benefícios de se livrar de roupas íntimas.
Menos dor no nervo ciático
A maioria das roupas íntimas apresenta cós bastante resistentes, que podem exercer pressão desnecessária na cintura e na barriga. Isso leva à compressão do nervo ciático e consequente dor. Os elásticos da peça podem comprimir os músculos ao redor do nervo, que se estende da parte inferior das costas até as pernas. Uma alternativa para evitar a pressão constante na área e prevenir a dor é a opção de ficar sem roupa íntima.
Ao optar por não usar essas peças, é possível evitar o desconforto causado pela compressão do nervo ciático. Dessa forma, a área não sofre pressão constante e os músculos ao redor do nervo não são comprimidos, reduzindo a probabilidade de sentir desconforto. A escolha de roupas íntimas com cós menos rígidos também pode ajudar a minimizar a pressão na cintura e na barriga, proporcionando mais tranquilidade durante o uso.
Sua circulação melhora
Roupas íntimas apertadas podem causar diversos problemas de saúde, incluindo a diminuição da circulação sanguínea e o desenvolvimento de meralgia parestésica. Popularmente, é o que causa dormência e formigamento na coxa. A compressão do nervo é um problema comum causado pela calcinha ou cueca muito apertada, que pode prejudicar a circulação sanguínea.
Segundo a profissional de saúde, Dra. Donnica Moor, essa pressão desnecessária pode levar a problemas ainda mais graves. Além disso, ficar sem roupa íntima pode diminuir a dermatite de contato. De acordo com o especialista, os tecidos com os quais a calcinha entra em contato são mais sensíveis do que outras partes do corpo. Por exemplo, produtos químicos, corantes e conservantes são encontrados em muitas roupas íntimas e podem causar irritação na pele. Além disso, a aderência estática das roupas íntimas também pode irritar a área.
Por isso, é importante escolher roupas íntimas que sejam confortáveis e não causem pressão desnecessária na área. Opte por tecidos macios e respiráveis que permitam a circulação de ar, e evite roupas íntimas apertadas. Também é recomendado evitar roupas íntimas que contenham produtos químicos, corantes e conservantes, pois eles podem causar irritação na pele. Ao escolher roupas íntimas que sejam gentis com a pele, é possível prevenir problemas de saúde e manter a área íntima saudável e confortável.
Você pode dormir mais rápido
Sabia que ficar sem roupa íntima reduz a temperatura corporal e permite dormir mais rápido? Quando o corpo tem uma diminuição no calor, relaxa-se mais rapidamente. Dessa forma, sem o tecido íntimo, o equilíbrio de temperatura é maior, permitindo descansar com mais facilidade.
Você pode ter menos infecções urinárias
Assim como a circulação melhora, ficar sem roupa íntima ajuda a diminuir as infecções do trato urinário, que são bastante comuns, principalmente em mulheres. As peças como calcinhas e cuecas têm papel fundamental nisso, já que alguns tecidos não são respiráveis o suficiente, mantendo os níveis de umidade. Na prática, roupas íntimas de algodão podem ajudar, mas não usar calcinha também é uma opção viável e mais barata, claro.
Você pode parar de ter azia
Acredite se quiser, é possível parar de ter azia ao ficar sem roupa íntima. Isso porque as roupas com faixa elástica apertando a região do estômago baixo podem empurrar o ácido para o esôfago, aumentando as chances de ter azia e refluxo. Assim, quem sofre com esse problema ou possui predisposições pode diminuir o uso de peças íntimas apertadas.
Você pode aumentar a produção de esperma
Para quem está tentando engravidar, ficar sem peça íntima, principalmente as apertadas, afeta a fertilidade dos homens. Afinal, os testículos precisam de condições adequadas para aumentar a produção de esperma viável. No entanto, sem a temperatura adequada ou com compressão, fica mais difícil ter uma boa contagem de espermatozoides. Por isso, utilizar peças mais confortáveis e largas é uma boa ideia para melhorar o esperma.
Você pode ter menos corrimento
Enquanto isso, para as mulheres, ficar sem roupa íntima ajuda a diminuir os corrimentos. Eles são formados por uma combinação de células da pele, bactérias, muco e outros fluidos. Usualmente, não é preciso se preocupar com essas ocorrências, mas algumas roupas íntimas podem aumentar a quantidade ou modificar a aparência do corrimento, indicando um ponto de atenção. Com mais ventilação e menor abafamento do tecido, a saúde feminina íntima terá benefícios.
Menor exposição a bactérias
Especialistas de microbiologia explicam que ficar sem roupa íntima diminui a contaminação de bactérias de outras pessoas. Isso porque existem milhões de microcomponentes que entram em contato e se fixam ao tecido, especialmente pessoas que usam vestidos ou saias em espaços públicos, com exposição direta ao ar. A maioria dos elementos não são nocivos, mas alguns podem contribuir para o surgimento de infecções se não tomar banho e higienizar o local íntimo várias vezes. Existem diversos motivos para ficar sem roupa íntima, e é possível começar aos poucos, em casa ou na hora de dormir.