PODE OU NÃO?

Qual o efeito para quem toma creatina e não pratica exercícios? Entenda

A creatina pode aumentar a massa muscular, força e desempenho no exercício, além de outros efeitos positivos mas o que acontece com quem não treina?

Hanna Carvalho
Repórter do EM OFF

A creatina é um composto de aminoácidos responsável por trazer diversos benefícios para o corpo humano. Estudos mostram que a creatina pode aumentar a massa muscular, força e desempenho no exercício, além de efeitos positivos em doenças neurológicas e outras doenças crônicas. Esse composto é constituído pela junção dos aminoácidos arginina, glicina e metionina.

Pode ser formada via endógena em um processo que ocorre no rim, fígado e pâncreas e adquirida via exógena pela ingestão de carnes e peixes e por meio da suplementação alimentar. A formação endógena para constituição da creatina é limitada, de modo que, para a elevação do estoque no organismo, a suplementação é necessária, estando entre os suplementos alimentares mais utilizados na atualidade.

Mas o que acontece se você não praticar exercícios e tomar creatina ?

De acordo com informações divulgadas pelo site Vida Saudável, um dos principais efeitos é o inchaço. No entanto, essa substância pode ser ingerida mesmo sem a realização de exercícios físicos, devido aos seus benefícios vão além desse contexto das atividades físicas. Além disso, para quem faz exercícios, mas acaba faltando à academia, a ingestão é indicada devido ao efeito cumulativo.

Ou seja, a substância precisa ser armazenada, e isso depende de um consumo regular. Dessa forma, você consegue melhorar a sua saúde e sua qualidade de vida. Afinal, a creatina é uma substância natural e que pode trazer amplos benefícios, desde que seu uso seja prudente e orientado por um bom profissional.

Quais são os efeitos colaterais da creatina?

Os efeitos colaterais da creatina são náuseas, diarréia, cãibras e desidratação. Contudo, isso varia de acordo com o organismo. Além disso, existe a possibilidade de uma possível sobrecarga dos rins e do fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada. A substância, no entanto, não tem calorias, então não engorda. O que pode acontecer é um aumento de peso devido ao crescimento dos músculos. Porém, o corpo fica melhor definido, porque não há aumento da gordura.

Qual a diferença entre creatina monohidratada, micronizada e alcalina?

  • A creatina monohidratada é a formulação mais estudada, sendo composta por 88% de creatina e 12% de água. É a forma com absorção mais lenta e diluição mais difícil devido ao processo de filtragem mais simples, no entanto, apresenta melhor custo e tem efeitos positivos bem descritos na literatura.
  • Já a creatina micronizada é semelhante à monohidratada em relação à quantidade da substância, com o diferencial de ter suas partículas disponibilizadas em tamanhos menores. Isso proporciona absorção mais rápida e com menor chance de desconfortos estomacais. No entanto, o custo é mais elevado.
  • A creatina alcalina, forma menos conhecida, apresenta maior estabilidade em solução líquida por ter pH mais elevado, o que também auxilia na potencialização da absorção da substância. É comercializada na forma de cápsulas, apresenta custo maior e carece de estudos que demonstrem superioridade à formulação monohidratada.