Silvio Santos, de 93 anos, foi internado às pressas na noite desta terça-feira (16), no Hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo, após ser acometido pela H1N1, segundo informações cedidas pela Folha de São Paulo. A assessoria de imprensa do SBT confirmou em resposta ao jornal paulista que ele passa bem. O hospital, por sua vez, não revelou informações sobre o quadro do apresentador.
Ainda de acordo com o veículo, dada a idade avançada de Silvio, a equipe médica responsável resolveu solicitar uma bateria de exames e aguarda uma melhora para que ele possa voltar para casa. No entanto, ao jornal carioca Extra, a equipe da emissora voltou atrás e negou a internação. “Não procede a informação da internação do Silvio. Ele está bem”, disse.
O que é a H1N1?
O H1N1 é um tipo de vírus que também pode ser chamado de influenza H1N1, gripe H1N1, influenza A e de vírus H1N1. Esse é a variação de vírus da gripe responsável por causar a gripe suína. Ela recebeu esse nome por afetar porcos ao mesmo tempo em que afetava os seres humanos, mas o vírus H1N1 é, na verdade, uma combinação de diferentes tipos de vírus influenza, inclusive com a participação do vírus da gripe aviária.
De modo geral, essa é uma versão forte da gripe, que precisa ser tratada porque tem o potencial de causar complicações, podendo, inclusive, levar o paciente ao óbito. O H1N1 é transmitido de um indivíduo para o outro por meio do contato com secreções de uma pessoa que esteja infectada com a doença. Acredita-se que o vírus H1N1 possa sobreviver no ar, por isso, os ambientes sempre devem ficar bem arejados.
Os sintomas de H1N1 podem permanecer por mais de 7 dias, entre eles estão:
- Febre;
- Tosse;
- Coriza;
- Dor de garganta;
- Dor muscular;
- Dor de cabeça;
- Mal-estar;
- Irritação nos olhos;
- Falta de apetite;
- Falta de ar;
- Calafrios;
- Cansaço e fadiga;
- Vômitos e náuseas e
- Diarreia.
Tratamento do H1N1
O H1N1 tem cura e seu tratamento pode ser feito por meio de medicamentos que tratam e aliviam os sintomas da doença, como o medicamento Tamiflu. Além disso, o paciente com H1N1 deve permanecer em repouso, ingerir muito líquido e ficar em isolamento, evitando transmitir a doença para outros indivíduos.
Prevenção do H1N1
A prevenção dessa condição médica pode ser feita por meio do uso da vacina de H1N1, capaz de fazer com que a pessoa não consiga contrair esse vírus. Além disso, lavar bem as mãos e manter todos os ambientes bem arejados e com boa circulação de ar também são formas de prevenir o contágio com o H1N1.