SAÚDE

Sangue nas fezes ou no papel? Saiba 7 doenças que causam o problema

O sangue nas fazes pode ter diversas causas, entre elas câncer colorretal e de estômago

Hanna Carvalho
Repórter do EM OFF

Você já se assustou ao se deparar com sangue nas fezes? Ou até mesmo no papel higiênico? A presença de sangue nas fezes, seja ele vivo ou de cor escurecida, é um sinal de que há uma lesão sangrante em algum ponto do trato gastrointestinal, podendo a origem ser desde o esôfago até o ânus. O sangramento digestivo pode ter várias causas, desde lesões simples, como as hemorroidas ou fissura anal, até hemorragias digestivas mais graves, como aquelas provocadas por úlceras do estômago ou tumores do intestino.

Apesar de ser um evento benigno na maioria dos casos, é preciso estar atento a qualquer tipo de sangramento, mesmo que em pequenas quantidades. Nessas situações, também é comum que surjam outros sintomas, como cólicas (ou dores abdominais), prisão de ventre ou diarreia e até mesmo perda de peso sem causa aparente. A seguir, conheça as sete causas mais comuns:

  • Hemorróidas

A condição mais frequente do sangramento nas fezes. As hemorroidas são veias internas que ficam inchadas e estão localizadas no ânus e no reto. Geralmente, provoca um sangramento de coloração vermelha durante as evacuações. Surgem outros sintomas, como ardência, coceira e dor anal. O problema não acarreta nenhuma complicação e são tratadas com medicamentos. Apenas em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia.

  • Pólipos intestinais

Os pólipos intestinais são tumores benignos do intestino que, na maioria das vezes, são assintomáticos. Em alguns casos, quando surgem múltiplos pólipos no intestino, o indivíduo apresenta diarreia com muco e, eventualmente, sangramento nas fezes. É de suma importância ficar atento, uma vez que alguns pólipos podem se tornar um câncer colorretal.

  • Constipação intestinal e fissuras anais

Geralmente, quem sofre com prisão de ventre pode ter fezes mais ressecadas e notar a presença de sangue após evacuar. O excesso de força durante a evacuação pode causar feridas no reto e provocar sangramentos, nesses casos a condição é chamada de fissura anal. O sangramento retal pode ser pequeno e vermelho vivo, mas é comum que cause dores latejantes após a evacuação. Além disso, a constipação faz com que a passagem de fezes endurecidas e secas em uma pessoa com hemorroida ocasione um sangramento.

  • Doenças inflamatórias intestinais

Se você está enfrentando uma inflamação crônica no intestino, é comum que um dos sintomas seja o sangramento nas fezes. Além disso, as doenças intestinais crônicas causam diarreia, presença de muco nas fezes, dores abdominais e gases. Entre as doenças mais comuns, estão colite (inflamação no intestino grosso), proctite (inflamação na mucosa do reto) e Crohn (inflamação crônica do trato gastrointestinal).

  • Uso de alguns medicamentos

A maioria dos AINEs (anti-inflamatórios não esteroides) interfere na capacidade que as plaquetas possuem de conter sangramentos. Por isso, o uso contínuo tende a provocar o sintoma. Além disso, algumas medicações, como anticoagulantes, utilizados para o tratamento ou a prevenção de trombose são conhecidos por desencadear sangramentos no intestino. Caso note a presença de sangramento, é necessário comunicar o médico para descontinuar o tratamento.

  • Câncer

O câncer colorretal (que atinge o cólon, o reto e o ânus) ou o câncer de estômago podem provocar sangramento nas fezes ou anal. No caso do câncer colorretal, é importante se atentar para outros sintomas, como mudanças nos hábitos intestinais, anemia, perda de peso, além do surgimento de uma massa na região do abdome. É mais comum em pessoas com mais de 50 anos e histórico familiar. Geralmente, é diagnosticado após a colonoscopia e biópsia.

O câncer de estômago causa evacuação com fezes negras, pastosas e de odor forte, indicando que o sangue foi digerido. Também surgem sintomas como a sensação de estômago cheio, vômitos, perda de peso e desconforto abdominal. O diagnóstico é feito por meio de endoscopia e biópsia. Vale destacar que é fundamental que o diagnóstico seja realizado precocemente para aumentar as chances de cura.

  • Úlceras

As úlceras gástricas ou duodenais são lesões nas mucosas do estômago ou intestino, que podem progredir e provocar sangramentos digestivos. Como o sangue é digerido antes de ser eliminado, é comum que apresente uma cor mais escura nas fezes. Também surge um odor forte e desagradável, além de diarreia. Muitas vezes, os sintomas são parecidos com um câncer de estômago.