O governador Rafael Fonteles volta a colocar a área social entre as prioridades da gestão com o lançamento, por meio da Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), do edital da 2ª edição do Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A iniciativa busca reconhecer e incentivar projetos desenvolvidos pelos municípios piauienses voltados ao cuidado e à proteção de crianças de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social. As inscrições seguem abertas até o dia 30 de abril.
Com a ação, o governo estadual fortalece a política de atenção à primeira infância e amplia o estímulo para que as cidades invistam em projetos capazes de garantir desenvolvimento integral, proteção social e acompanhamento das famílias desde os primeiros anos de vida da criança.
O prêmio é direcionado às secretarias municipais de assistência social que atendam aos critérios previstos no edital, entre eles a execução do Programa Criança Feliz, o funcionamento adequado dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e a apresentação de projeto de intervenção em andamento na área da primeira infância.
Ao todo, dez municípios serão premiados com kits compostos por equipamentos de informática e materiais lúdicos, reforçando a estrutura dos serviços socioassistenciais e qualificando o atendimento prestado às famílias assistidas pelo SUAS.
O secretário do Desenvolvimento e Assistência Social, João de Deus, destacou a importância da participação dos municípios e o alcance da proposta. Segundo ele, a premiação vai além do reconhecimento simbólico, ao garantir ferramentas concretas para melhorar a execução das políticas públicas. Na primeira edição, os municípios vencedores receberam computadores, tablets e outros equipamentos que passaram a contribuir diretamente para as ações voltadas à infância.
A nova edição também pretende transformar as experiências selecionadas em referência para outras cidades piauienses, estimulando a troca de práticas bem-sucedidas e consolidando uma rede mais eficiente de proteção social.
Ao priorizar a primeira infância, a gestão Rafael Fonteles reforça uma linha de governo que aposta no cuidado social como investimento estratégico. Em vez de tratar a assistência apenas como resposta emergencial, o Estado sinaliza que vê nos primeiros anos de vida uma etapa decisiva para romper ciclos de vulnerabilidade e ampliar oportunidades.

