Luiz Inácio Lula da Silva, atual presidente do Brasil, está sendo bastante criticado após uma postagem mostrando o jogador Pelé no caixão. No registro publicado em seu Twitter, é possível ver o político ao lado da Rosângela Lula da Silva, primeira-dama mais conhecida como Janja participando do velório do jogador de futebol. Alguns internautas ficaram indignados com a exposição e a imagem na página do político.
“O adeu ao rei. Descanse em paz, Pelé!”, escreveu Lula creditando o fotógrafo Ricardo Stuckert. A foto foi o suficiente para gerar burburinho e dividir opiniões na rede do presidente. Kiko escreveu: “Para quem usou o velório da esposa como palanque, não me surpreenderia se ele usasse o caixão do rei como palco. É de uma falta de respeito tamanha postar uma foto dessas. Um tremendo absurdo, uma vergonha!”. Mavera questionou: “Você leva seu fotógrafo para o velório dos outros com qual finalidade? Usar imagens para se promover? Não foi lá apenas prestar condolências?”.
Os comentários negativos envolvendo Lula e o profissional que captou o momento foram diversos: “Essa foto está comprometedora. Mudem!”, escreveu André. Carolina aconselhou: “Assessoria, apaga a foto que dá tempo”. Letícia pesou na resposta e ofendeu a autoridade: “Como sempre, usando cadáver como palanque. Tem coisas que não mudam né, Mulinha?”. Após ser velado na Vila Belmiro, o corpo do atleta foi levado ao cemitério. O velório e cortejo foram transmitidos no site Globo.com, do Grupo Globo.
Antes da polêmica com Lula, Neto acabou com jogadores, ex-atletas e até mesmo o técnico da Seleção Brasileira de Futebol. O comunicador da Band [Donos da Bola] criticou sem papas na língua: “O técnico da seleção, o Tite, não poderia ter vindo? Tá de férias. Não poderia ter pego o avião? Não. Mas eles botaram uma faixa na Copa: ‘Saúde pra você’. Mas a gente já sabia que o Pelé estava quase indo para o céu. Hipócritas! Vocês perderam uma Copa do Mundo fácil e nem para ir no velório do Rei”.
Sobrou até para Galvão Bueno, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e os comentaristas da Globo: “Pra você Kaká, que disse que esse país não tem a história de reverenciar seus ídolos. Você foi no cortejo? Foi no velório? Não. Você, Ronaldinho, que sempre falou do Pelé, você foi? Não. Neymar, você tá de folga hoje, só tem jogo na sexta, poderia ter vindo, não veio. E as informações que tenho é que o PSG não proibiu. Cada um que fique com sua história. Na Bahia você dançou com o metatarso quebrado. Poderia ter vindo, pegado avião, descido em Guarulhos e ido para Santos de helicóptero”.
“Só um presidente de clube foi [Júlio Casares – São Paulo]. Cadê os outros presidentes? Cadê o Ronaldinho Gaúcho que foi preso no Paraguai e ficou seis meses lá? Colocar foto do Pelé no Instagram todo mundo coloca. Vai colocar no raio que o parta!. Cadê os comentaristas que fizeram a Copa? Cadê o Galvão Bueno? Ah, eles tão de férias… De férias? O Pelé está aí no cortejo. O Pelé morreu… Mas a alma dele já está com Deus. Mas não sei se a de vocês vai estar”, disse Neto na Band.