Sem acordo

“Chaves” é um fenômeno de audiência, mas continua proibido na TV; entenda

Fãs recorrem ao YouTube para assistir Chaves

Cíntia Lima
Colunista do EM OFF

Para tristeza de milhares de fãs pelo mundo inteiro, a série Mexicana “Chaves”, que é um verdadeiro fenômeno de audiência, continua fora da TV e não existe previsão de retorno. Entenda o problema. 

Durante 36 anos, Roberto Bolaños (Chaves), Ramon Valdés ( Seu Madrugada), Florinda Meza (Dona Florinda), Carlos Villagrán ( Kiko), Maria Antonieta de las Nieves ( Chiquinha), Rubén Aguirre ( Professor Girafales), Édgard Vivar ( Ñoho) e toda sua turma conquistaram gerações com a série Chaves e Roberto também deu vida ao herói desastrado Chapolin Colorado.  

Chaves deixou de ser exibido no SBT em 2020. Com altíssimos índices de audiência, a série tornou-se um verdadeiro coringa nas mãos de Silvio Santos. Se um horário não fosse muito bem no ibope, era só exibir o Chaves que tudo entrava no eixos. A série nunca decepcionou e sua saída da TV deixou milhares de fãs órfãos. 

O problema envolve a Televisa, conglomerado de mídia mexicano, que exibiu os programas e, portanto, é dona dos direitos da obra produzida (ou seja, as fitas com os episódios antigos), e o Grupo Chespirito, administrador do espólio de Bolaños e titular dos direitos intelectuais (personagens e roteiros dos capítulos, por exemplo). 

No Brasil,  o SBT, Multishow e a Amazon tinham o direito de exibir os episódios. No entanto, a Televisa e o grupo Chespirito não entraram em um acordo na hora da renovação. O Grupo pediu um valor maior a Televisa, que não aceitou. A atração deixou de ser exibida mundialmente desde agosto de 2020. 

Em 2021, houve uma esperança de retorno, mas até agora nada. 

A solução para quem não vive sem a série, é o YouTube, que utiliza as gravações exibidas pelo SBT e Multishow e com isso ganha milhões de visualizações. 

Os números são gigantescos e refletem o quanto o público sente falta da série. Tem episódio com 17 milhões de visualizações e canais com quase meio milhão de inscritos. São vários canais especialmente criados só para o Chaves, com conteúdos, curiosidades e do universo que envolve a série. 

O retorno é inquestionável e só comprova que Chaves, mesmo fora da TV ainda é um verdadeiro fenômeno. 

Leia também:

Sair da versão mobile