A edição 2023 do Big Brother Brasil não vai deixar boas recordações à direção da TV Globo. Apesar de bater recorde de anunciantes, o BBB23 foi considerado um verdadeiro fracasso de audiência, votos e de engajamento. A vitória de Amanda Meirelles fez a emissora carioca se movimentar e decidir mudanças importantes para a próxima edição do reality.
De acordo com informações apuradas com exclusividade pela coluna Erlan Bastos EM OFF, uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (26) entre diretores da Globo já chegou a alguns vereditos sobre o BBB24, que estreia em janeiro do ano que vem. A principal delas é que o sistema de votação será alterado, algo que já vem sendo pedido há tempos pelo público.
Nesse sentido, o diretor da atração, Boninho, até chegou a fazer um “teste” dessa dinâmica de votação no paredão que eliminou a cantora Marvvila. Em vez de votos para eliminar, os telespectadores votaram em quem deveria ficar no programa. Para o BBB24, essa mudança de formato de votação será definitiva.
Assim, na próxima edição do BBB, os votos do público serão para quem deve ficar no programa, como já é feito hoje em dia por outros realities, como “A Fazenda”. O objetivo, segundo a direção da emissora, é evitar que pessoas que não estejam comprometidas com o jogo cheguem à final, além de tentar diminuir a atuação de bot’s e torcidas organizadas no andamento do programa.
Fiasco
Além disso, outra questão vem dando dor de cabeça à emissora carioca: o desinteresse crescente por parte do público na atração. A TV Globo avaliou que o número de inscrições para o BBB24, próxima temporada do reality show, caiu drasticamente na comparação com anos anteriores, o que já acendeu uma luz vermelha nos corredores.
O desinteresse pode ser visto também na audiência. De acordo com dados do Kantar Ibope divulgados pelo TV POP, a final do BBB23 obteve a pior média de audiência entre todas as edições do reality show. A vitória de Amanda marcou apenas 19,4 pontos de média. A temporada, com seus 100 episódios, obteve 18,8 de média sendo a menos vista da história.
Com a queda na audiência, vem a queda de repercussão e de votos. A final do BBB23 teve um total de 76 milhões de votos, muito abaixo dos números alcançados pelas edições mais recentes da atração. Em contraste com o BBB21, que sagrou Juliette Freire campeã, foi um número muito inferior. A edição 2021 registrou 633 milhões de votos. Já o BBB22, com a vitória de Arthur Aguiar, alcançou 730 milhões de votos.