Vivendo uma crise de audiência sem precedentes em sua história, a RedeTV! tem vivido momentos difíceis. A CNN Brasil também não tem muitos motivos para comemorar após uma leva de demissões em 2022. Nesse cenário, as chefias de ambas as emissoras realizaram uma reunião “secreta” e o assunto tratado foi mantido às sete chaves – mas o EM OFF descobriu e traz agora com exclusividade para você.
De acordo com informações obtidas com exclusividade pela coluna Erlan Bastos EM OFF, o motivo principal do encontro seria o interesse da CNN Brasil em comprar a emissora de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho. Atualmente, a emissora é considerada a quinta maior do país, mas vem perdendo público dia após dia, inclusive para canais com abrangência menor.
A ideia de João Camargo, presidente do conselho de administração da CNN Brasil, é levar a programação da emissora noticiosa para a TV aberta. No ano passado, durante o segundo turno das eleições presidenciais, uma parceria entre Rede Mundial, TV Escola e CNN Brasil levou a transmissão de 48 horas de programação da emissora em TV aberta para os paulistanos.
Para 2023, a proposta é ampliar as ações nesse sentido. Em entrevista ao portal UOL, o executivo confirmou tais intenções, mas não deu muitos detalhes. A ideia de levar a programação da CNN Brasil para a TV aberta é antiga e vem desde a época que Douglas Tavolaro comandava a empresa. Ele chegou a conversar com emissoras como a TV Gazeta para uma possível parceria, mas as negociações não foram adiante.
O EM OFF procurou a assessoria de imprensa da CNN Brasil que comentou, apenas, que a emissora não comenta especulações. Procurada, a assessoria da RedeTV! afirmou que a “informação é absolutamente improcedente” e que a emissora não está a venda.
Caos na RedeTV!
Os rumores de uma possível venda da RedeTV! surgiram em novembro do ano passado. Até mesmo nos corredores da emissora corre a informação de que a rede de televisão, que conta com 40 emissoras por todo o Brasil, possa mudar de mãos. Vale lembrar que a RedeTV! iniciou suas operações em 1999, ocupando o lugar da extinta TV Manchete, e ajudou a revelar talentos na TV aberta, como Adriane Galisteu e Luciana Gimenez.
Nos últimos meses, no entanto, a emissora tem enfrentado uma crise sem precedentes. A RedeTV! tem visto sua audiência minguar e já tem perdido na briga pelo ibope até para a TV Gazeta. No dia 10 de janeiro, por exemplo, a empresa comandada por Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho registrou apenas 0,2 ponto de média-dia (calculada das 7h à meia-noite), segundo o Notícias da TV.
Esse desempenho deixou a RedeTV! atrás da Gazeta, que fechou com 0,3 de ibope diário. Os programas mais vistos foram o “A Tarde É Sua” e o “RedeTV News”, que anotaram apenas 0,6 ponto. Em alguns casos, a emissora tem obtido uma audiência inferior até que canais como TV Aparecida e TV Brasil. Até mesmo o polêmico Sikêra Jr. e seu “Alerta Nacional” tem apresentado índices ruins.
Pelo lado da CNN Brasil, o cenário também não é dos melhores. Em 2022, a emissora fez uma série de demissões. Ao todo, foram pelo menos 120 profissionais dispensados em um projeto de reestruturação. Nomes como Evandro Cini, que comandava o Live CNN, Monalisa Perrone, Glória Vanique e Sidney Rezende, contratados como apostas, foram desligados.