ExclusivoIrmã de Davi Brito divulga golpe do salário-maternidade nas redes sociais

Raquel Brito, divulgou "serviço" que pode prejudicar mulheres carentes

Erlan Bastos
Colunista do EM OFF

Raquel Brito, irmã do campeão do BBB24 Davi Brito, usou suas redes sociais na tarde dessa terça-feira (9), para divulgar um golpe que pode prejudicar e muito a vida mulheres carentes. Em seu stories no Instagram, a ex-manicure fez uma publicidade para uma empresa que oferece uma espécie de “assessoria” para a retirada do salário-maternidade. 

“Utilidade pública! Eu parei aqui o meu mercado para poder te dar essa notícia que pode servir para muitas pessoas que me assistem e que me acompanham no Instagram. Você que é mamãe e teve seus filhos nos anos 2019 a 2024, vocês têm direito a salário-maternidade caso vocês não tenham sacado”, iniciou anunciando a irmã do vencedor do Big Brother Brasil em seus stories no Instagram.

E ela seguiu: “O valor chega a R$ 4 mil que ajuda hoje qualquer pessoa! Eu vou deixar o link aqui dá consultoria que pode te ajudar e você pode receber esse dinheiro em até 45 dias. Então, vou deixar isso aqui, utilidade pública, então você que conhece alguém, até aquelas pessoas demitidas gestantes tem esse direito e as vezes nem sabia”, finalizou dizendo Raquel Brito.

A coluna Erlan Bastos entrou em contato com o número divulgado por Raquel Brito. Em uma conversa rápida, uma representante da “consultoria” afirmou que a empresa ficaria com 30% do valor do salário-maternidade da mãe em troca do “serviço” prestado. Para isso, a mãe ainda deveria informar dados de documentos pessoais como identidade e carteira de trabalho. 

Para quem não sabe, é imprescindível destacar que o benefício do salário-maternidade é um serviço essencial oferecido de forma gratuita para trabalhadoras pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Porém, golpistas têm se aproveitado e tentado ganhar dinheiro em cima desse processo pela falta de informação das asseguradas.

Não é de hoje que o INSS tem alertado sobre empresas que cobram para intermediação de benefício do salário-maternidade. Esses golpes além de prejudicarem financeiramente as mães trabalhadoras, também podem colocar em risco os dados pessoais das seguradas que acabarem caindo no golpe. A forma oficial de se solicitar o salário-maternidade é através do aplicativo ou site do INSS. Qualquer outro caminho para se chegar até o benefício é ilegal e pode ser considerado um golpe.