PRESIDENTE

Lula sofre acidente semelhante ao apresentador Gugu ao cair e bater a cabeça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico em Brasília no sábado (19)

Erlan Bastos
Colunista do EM OFF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico em Brasília no sábado (19), resultando em um ferimento na cabeça. O presidente foi atendido no Hospital Sírio-Libanês com um corte na região da nuca, conforme boletim médico divulgado no domingo (20).

Após ser avaliado pelos médicos, Lula recebeu pontos no ferimento e foi liberado para retornar ao Palácio da Alvorada. Apesar de o caso não ser considerado grave, por precaução, seu cardiologista recomendou evitar viagens longas, o que levou ao cancelamento de sua participação presencial na Cúpula dos Brics, que acontecerá em Kazan, Rússia.

Lula participará do evento por videoconferência, mantendo sua agenda de compromissos internacionais sem deslocamento físico. A Cúpula dos Brics estava marcada para iniciar na terça-feira (22), e havia expectativas de reuniões bilaterais com Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Xi Jinping, presidente da China.

Na manhã de domingo, o presidente voltou ao hospital para realizar exames adicionais, sendo liberado novamente em seguida. A Presidência da República informou que, por orientação médica, Lula está temporariamente impedido de realizar viagens longas de avião, o que impossibilitou sua ida à Rússia.

O presidente havia participado de eventos de campanha com Guilherme Boulos (PSOL), candidato à Prefeitura de São Paulo, no sábado, antes de retornar a Brasília, onde ocorreu o acidente.

Mesmo com a alteração em sua agenda, Lula continuará acompanhando as reuniões do Brics e outras atividades diplomáticas de maneira remota, mantendo sua atuação ativa em questões internacionais enquanto se recupera.