Rádio EM OFF
LUTO

Morre Han Jong-Hee, co-CEO da Samsung, aos 63 anos

Desde 2022, Han Jong-Hee liderava as áreas de eletrônicos de consumo e dispositivos móveis da Samsung

Erlan Bastos
Colunista do EM OFF

O executivo sul-coreano Han Jong-Hee, co-CEO da Samsung, faleceu aos 63 anos após sofrer uma parada cardíaca nesta terça-feira (25), conforme informou um porta-voz da empresa. Han era um dos principais nomes à frente da gigante da tecnologia e sua morte representa uma grande perda para o setor global de eletrônicos.

Desde 2022, Han Jong-Hee liderava as áreas de eletrônicos de consumo e dispositivos móveis da Samsung. No mesmo ano, foi nomeado vice-presidente e co-CEO da companhia. Ele dividia a liderança com Jun Young-Hyun, responsável pelo comando da divisão de semicondutores da empresa.

Em comunicado interno obtido pelo EM OFF, a Samsung prestou uma homenagem emocionada ao executivo, destacando sua dedicação de mais de 37 anos à empresa. Han foi um dos principais responsáveis por posicionar a Samsung como líder mundial no segmento de televisores. Como líder dos setores de eletrônicos e eletrodomésticos, ele também teve papel essencial na expansão da companhia em meio a um cenário econômico desafiador.

“Nossas mais profundas condolências estão com sua família e entes queridos durante este momento difícil”, afirmou a empresa em nota.

Até o momento, a Samsung não anunciou quem assumirá o posto deixado por Han. A empresa, que vem enfrentando dificuldades nos últimos anos, especialmente na corrida pelos chips de última geração, tem buscado estratégias para se reerguer frente à forte concorrência da TSMC, de Taiwan.

Na semana passada, Han havia presidido uma reunião com investidores. Na ocasião, pediu desculpas pelo desempenho das ações da Samsung e alertou sobre um 2025 difícil, diante das incertezas econômicas globais. Ele também anunciou que a empresa pretende buscar fusões e aquisições relevantes para fortalecer seu crescimento.