Eita!

Alec Baldwin é indiciado por homicídio culposo

Ator e responsável pela arma que matou a diretora Halyna Hutchins no set de filmagem de 'Rust' serão julgados

Fábia Oliveira
Colunista do EM OFF

A morte da diretora Halyna Hutchins no set de filmagem de ‘Rust’, após ser atingida por uma arma de verdade que estava no meio das cenográficas, ganhou mais um episódio nesta quinta-feira (19). O ator Alec Baldwin e a responsável pelo armamento da trama, Hannah Gutierrez-Reed, foram indiciados por homicídio culposo (sem intenção de matar). A decisão foi tomada pela promotoria do Estado do Novo México.

“Depois de uma análise completa das evidências e das leis do estado do Novo México, determinei que há evidências suficientes para apresentar acusações criminais contra Alec Baldwin e outros membros da equipe de filmagem de ‘Rust'”, explicou a primeira promotora judicial, Mary Carmack-Altwies. Já o primeiro assistente de direção do filme, Dave Halls, que entregou a arma nas mãos de Baldwin, concordou em se declarar culpado de uso negligente de uma arma letal.

A promotora afirmou, ainda, que Baldwin tinha o dever de garantir que a arma e as balas fossem devidamente verificadas e que ele nunca deveria ter apontado para ninguém: “Você não deve apontar uma arma para alguém que não está disposto a atirar”, declarou Carmack-Altwies, em entrevista à imprensa internacional, antes de completar: “Isso vai para os padrões básicos de segurança”.

Entenda o caso

No dia 21 de outubro do ano passado, o inesperado aconteceu nos Estados Unidos envolvendo um ator bastante conhecido. Alec Baldwin acabou atirando na diretora de fotografia, Halyna Hutchins, durante a gravação do longa-metragem Rust. A vítima faleceu com o disparo. Joel Souza, diretor do filme, também foi ferido. O caso aconteceu no estado do Novo México. O gabinete do xerife do condado de Santa Fé emitiu um comunicado oficial.

“O gabinete confirma que os dois indivíduos baleados no set de ‘Rust’ foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, e o diretor do filme, Joel Souza, de 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin”. Segundo a polícia, o acidente aconteceu enquanto os envolvidos ensaiavam na locação antes de começarem a gravar.

Halyna Hutchins foi levada para um hospital de helicóptero, entretanto, não resistiu aos ferimentos e morreu. Ela passaria por uma cirurgia no estômago. Já Joel Souza, diretor de ‘Rust’, foi atingido no ombro. Alexander Rae Baldwin é também comediante, ativista, produtor e escritor. O ator já foi indicado ao Globo de Ouro, Oscar e Emmy por suas atuações em filmes renomados. ‘Missão: Impossível – Efeito Fallout’, lançado em 2018, foi uma das obras da qual fez parte do elenco.

‘Rock of Ages’; ‘O Aviador’; ‘As Loucuras de Dick e Jane’; ‘Amigos, Amigos, Mulheres à Parte’; ‘Simplesmente Complicado’ e ‘Uma Prova de Amor’ são sucessos que fazem parte do currículo de Alec Baldwin. Nas redes sociais, o ator havia postado um registro no set de filmagem, produzido como o personagem do faroeste: “Voltamos pessoalmente e caramba, é exaustivo”.

O Hospital Christus St. Vincent recebeu Joel Souza no atendimento de emergência. Um porta-voz informou para o ‘The Hollywood Reporter’ que o estado de saúde do diretor era considerado crítico. A arma usada em cena era semelhante a uma arma comum de fogo. Após o acidente, o armamento foi levado para a perícia.

Jensen Ackles, protagonista da série ‘Supernatural’, foi um dos últimos nomes que entrou no elenco do filme de faroeste. Alec Baldwin vive Harland Rust na história e acaba descobrindo que o seu neto é condenado a forca por um assassinato acidental. Rust, então, enfrenta uma longa jornada para tirar o familiar da prisão. O famoso, conhecido por ‘Supernatural’, vive o marechal Wood Helm, que protagoniza uma caçada intensa contra o criminoso. Luce Rains, Todd Braynt, France Fisher e Travil Fimmel também estão no elenco.