Gilberto Gil está completando 80 anos neste domingo (26). Em homenagem ao cantor, diversos familiares e artistas estão publicando mensagens carinhosas para felicitá-lo nas redes sociais. Entre eles, Flora Gil, esposa do compositor. “Acordando com ele aos 80. ‘Conformidade conforme a idade'”, escreveu ela ao postar imagens ao lado do marido.
A filha de Gilberto Gil, Bela Gil, também publicou uma foto ao lado do pai e agradeceu as lições dadas pelo cantor. “O melhor presente da vida foi ter vindo de você! Obrigada por todas as lições, por todas as conversas, por todas as refeições compartilharas. Te amo, papai! Muitos anos de vida porque viver ao seu lado só engrandece a tudo e a todos. Saúde, amor, paz, felicidade, comida boa, ócio e energia para fazer o que (se) quiser. Você é o nosso presente”, escreveu.
A cantora Preta Gil também deixou seu carinho ao pai. A mãe de Francisco publicou um trecho de uma fala do pai sobre seu nascimento. Na legenda, ela não poupou na declaração: “Que sorte a minha ser sua filha. Que sorte a nossa em ter você. Parabéns, meu pai”.
O cantor e compositor Carlinhos Brown publicou um trecho do documentário ‘Tempo Rei’, de 1996, ao lado de Gilberto Gil e se declarou ao amigo. “Minha mãe me apresentou Gil. Ela o viu uma vez na televisão, e já deixou fincado que, verdadeiramente, aquele artista não era só uma surpresa para ela, era um ídolo que nascia. Gil diferenciava-se do que ela estava acostumada, dentro da postura religiosa. E, principalmente, o que a interessava é que Gilberto Gil era um preto diferente. Era um preto aprofundado. Ou seja, alguém que teve mais tempo de conhecer os estudos acadêmicos, e essa inteligência e oralidade chamavam a atenção e encantava a minha mãe”, começou dizendo.
Brown continuou: “E é claro que, como um filho bem guiado, eu sabia como admirar e saber o que minha mãe estava dizendo. A única coisa que talvez eu nunca disse foi que esse toque capoeirístico de Meia-lua Inteira, a melódica modal, é nordestina, mas, sem Gil, eu não o faria. De certa forma, quando Caetano gravou Meia-lua Inteira, ele gravou Gilberto Gil. Eu o conheci pessoalmente por interesse de um percussionista ao qual ele deu espaço, deu luz para que brilhasse na frente”, falou.
Arnaldo Antunes também deixou suas felicitações a Gil. “Agora que a soma dos quatro 2 do expresso alcançou a idade de Gil, para nos fazer constatar o quanto o tempo dá onde segue a circular (como se ele encarnasse o paradoxo formulado há 50 anos em sua canção); podemos celebrar em sua existência a existência do próprio tempo — que começa e termina a cada gesto, som, sílaba, nota, fôlego, vibração, mas reverbera sentidos para além do trilho; brilho que não tem fim. Viva Gil, do alto de suas oito décadas, viva o tempo-rei”, escreveu.
Além desses, outros artistas como Gal Costa, Djavan, Ana Carolina, Zeca Pagodinho, João Vicente de Castro, Carolina Dieckman também publicaram mensagens de carinho pelos 80 anos de Gilberto Gil.