Esta humilde colunista não tem nada contra os publiposts desde que publicidade não seja velada que, aliás, é uma prática probida por lei e pode resultar em multa à empresa que pagou pelo post depois de uma investigação do Conar (Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária). Pois bem. Neste sábado (15), a atriz Mariana Rios errou ao fazer uma postagem e vários vídeos publicados no Instagram da marca de uma bebida alcoólica.
Mariana não só deixou de avisar, que era uma propaganda com aquele selinho de parceria paga, como postou o conteúdo às 13h da tarde. Ou seja incentivando as pessoas a comecerem a beber cedo. Isso pode, produção?
Vale lembrar que publicidade de bebidas alcoólicas sofre restrições pela lei 9.294/1996 e pelo Código de Ética Publicitário do CONAR. Dentre as principais restrições nas redes sociais estão que a publicidade não poderá associar o produto ao esporte olímpico ou de competição, ao desempenho saudável de qualquer atividade, à condução de veículos e a imagens ou ideias de maior êxito ou sexualidade das pessoas (art. 4o, § 1o); iii). Os rótulos das embalagens de bebidas alcoólicas conterão advertência nos seguintes termos: ‘Evite o Consumo Excessivo de Álcool’ (art. 4o, § 1o); iv)
A atriz, cantora e apresentadora está passando o final de semana na Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis. Ela é a garota-propaganda da marca de bebida alcoólica, que fechou um evento com exercícios e happy hours para convidados em um hotel de luxo da região.