descanso

Morte do Papa Bento XVI gera comoção na web

Religioso faleceu neste sábado (31), aos 95 anos

Fábia Oliveira
Colunista do EM OFF

Morreu, na manhã deste sábado (31), o Papa Emérito Bento XVI aos 95 anos, após uma piora repentina em sua saúde nos últimos dias. “É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 (5h34 no horário de Brasília) no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível”, escreveu o perfil de notícias do Vaticano no Twitter.

O Vaticano havia informado nesta sexta-feira (30), através de um comunicado, que a condição de Bento era grave, mas estável, com atenção médica constante. Na web, a morte gerou comoção e o nome do Papa Bento XVI virou um dos assuntos mais falados na rede social.

“Recebi com tristeza a notícia da morte do Papa Emérito Bento XVI. Tivemos a oportunidade de conversar na sua vinda ao Brasil em 2007 e no Vaticano, sobre seu compromisso com a fé e ensinamentos cristãos. Desejo conforto aos fiéis e admiradores do Santo Padre”, disse o presidente eleito, Lula.

Internautas também lamentaram. “Final de ano agitado. Todo dia uma notícia de impacto. Agora é a morte de Bento XVI”, escreveu uma pessoa. “Esse final de ano está sendo preparado por Jesus para encontro de todas as autoridades do mundo todo, para reflexão sobre a sabedoria e o amor. Bento XVI vai ter um funeral de nove dias, para que todos o visite e reflitam sobre a renuncia dos vícios capitais e aceitem as virtudes”, desabafou uma outra.

O velório de Bento XVI está marcado para começar na próxima segunda-feira (2), na Basílica de São Pedro. O funeral, no entanto, será na quinta-feira (5) na Praça de São Pedro. Desde sua renúncia, em 10 de fevereiro de 2013, o teólogo alemão vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano.

Renúncia

O Papa Bento XVI surpreendeu o mundo quando anunciou sua renúncia durante uma reunião com os cardeais presentes em Roma. Na ocasião, aos 85 anos, o religioso disse: “No mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminuiu, de modo tal a ter que reconhecer minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado”.

Sair da versão mobile