Exclusivo‘Quero ser símbolo de resistência’, diz a ex-Globeleza Nayara Justino, após ataques racistas

A modelo e atriz, que sofreu preconceito quando estava no posto de Globeleza, está de volta ao carnaval 10 anos depois

Fábia Oliveira
Colunista do EM OFF

Após sofrer racismo e preconceito na internet, a ex-Globeleza Nayara Justino está de volta ao Carnaval carioca. Em grande estilo, 10 anos depois do seu afastamento, ela retorna como embaixadora da Vult Cosméticos e ainda desfila como destaque no Salgueiro. “Devo tudo ao Carnaval. Estou muito feliz e grata pela oportunidade”, disse, em entrevista exclusiva para a coluna.

A modelo foi eleita pelo público para ser Globeleza do Carnaval de 2014, mas ocupou o posto por apenas alguns dias. Por ser negra retinta, diferente das outras musas, ela sofreu uma enxurrada de comentários racistas e preconceituosos nas redes sociais. “Me senti usada”, contou a moça na época, em entrevista para a Record TV.

Para a folia de 2023, Nayara está criando ótimas expectativas, principalmente por representar uma empresa de beleza, além de ter sido convidada por uma agremiação que vai mostrar a cultura da resistência negra. ‘Delírios de um paraíso vermelho’ é o tema desenvolvido pelo carnavalesco do Salgueiro, Edson Pereira.

“Vou desfilar no terceiro carro da escola. Eu sempre tive um carinho muito grande pelo Salgueiro e poder vir de destaque, pela primeira vez, será a realização de um sonho. Já desfilei no chão e também com as passistas da escola, que fazem um trabalho sensacional. A emoção vai ser grande”, confessou à coluna, comovida.

Quando perguntada sobre a sensação de ser uma embaixadora da beleza e agregar sua imagem à marca, depois de tudo que passou, ela destaca que quer ser símbolo de resistência. “Meu sonho sempre foi inspirar pessoas. Infelizmente vivemos em uma sociedade ainda muito preconceituosa. Espero levar autoestima para as meninas negras. Passar pelo o que eu passei e dar a volta por cima tem um gosto muito especial”, lembrou a atriz.

Ela afirma que não guarda mágoas dos ataques que sofreu e nem da TV Globo pelo pouco tempo que ficou com o título de Globeleza.  “Agradeço a Globo por ter me aberto as portas. Hoje, 10 anos depois, vejo que nem eles sabiam lidar direito com o que estava acontecendo nas redes sociais. Talvez eu tenha sido o primeiro caso de racismo virtual. Mas sou muito grata pela oportunidade. Só estou aqui hoje porque acreditaram em mim e tenho apenas vontade de crescer e inspirar pessoas com minha história de superação”, concluiu.

Após sair da emissora, Nayara Justino atuou em um filme, uma novela e ainda foi campeã Power Couple, da Record TV, ao lado de seu marido, Cairo Jardim.

Nayara Justino (Divulgação)
Nayara Justino (Divulgação)
Nayara Justino (Divulgação)

Grande evento de Carnaval com famosos é cancelado

A abertura do Carnaval 2023 em São Paulo, que contaria com o megaevento de dois dias, ‘Carnavais’, e apresentações de nomes renomados do mundo artístico foi cancelado, deixando muitos órfãos. Nomes como Claudia Leitte, Léo Santana, Carlinhos Brown e Ferrugem estavam na lista. A festa seria realizada nos dias 11 e 12 de fevereiro no Novo Anhangabaú. A promessa era de que a atração ocorreria de meio-dia às 23h e esse foi o motivo da suspensão. Os organizadores emitiram um comunicado sobre o assunto no instagram:

“Comunicamos que o evento ‘Carnavais’, que aconteceria nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2023, no Novo Anhangabaú, no Centro Histórico de São Paulo, foi cancelado. Por questões de compatibilidade foi solicitado que o evento seguisse o horário previsto de encerramento dos blocos de rua na região da Sé (19h), o que inviabiliza a apresentação de todos os artistas no evento e da experiência completa do nosso público”, afirmou a nota.

O texto confirmou, ainda, que “todos os ingressos comprados pelo sistema de Ingresse serão reembolsados a partir do dia 21 de janeiro de 2023”. Na publicação é possível esclarecer todas as formas de pagamento e como vai funcionar a devolução do valor pago pelo público. O Carnavais prometia uma mistura de experiências da festa típica, com maracatu, frevo, samba, música baiana e pagode.