Rádio EM OFF
Bombou nas redes

Raphael Ghanem viraliza na pandemia com esquetes no WhatsApp

Ator e humorista conseguiu 48 milhões de visitas em suas gravações, no período de 28 dias

Fábia Oliveira
Colunista do EM OFF

O período de isolamento social, por conta da pandemia da Covid-19, foi um verdadeiro divisor de águas na carreira de Raphael Ghanem. O ator e humorista, que se viu impedido de trabalhar atuando ao lado de outros artistas, devido ao turbulento momento de quarentena, acabou improvisando e conseguiu se reinventar. Ele desenvolveu um novo formato de esquetes com áudios do WhatsApp e viveu seu auge com 48 milhões de visitas em suas gravações, no período de 28 dias.

“Eu tinha o sonho de atuar em esquetes, assim como fazem em cenas curtas para a internet. Porém, na quarentena, não tínhamos a opção de fazer cenas com atores, por conta do distanciamento social. Então, escrevi cenas e atuei igual rádio novela, só que em cima do formato do WhatsApp”, explicou o artista.

A primeira esquete de Ghanem a viralizar foi ‘Não Entro em Uber Celta’. Em dois anos, o ator fez um total de 200 áudios e pelo menos 30 destes bombaram nas redes sociais. Apesar de colecionar milhões de visualizações em suas gravações compartilhadas no Youtube, o boom aconteceu mesmo no Facebook.

Para se ter uma ideia, um dos vídeos chegou a ultrapassar a marca de 70 milhões de visualizações por lá. As esquetes também fizeram muito sucesso no quesito visualizações nos grupos de WhatsApp, tendo virado assunto nas rodas de bate-papo dos usuários da plataforma de troca de mensagens.

“Os vídeos tem 13, 6, 7 minutos. A maioria dos que viralizou eram assim, nessa faixa de tempo. Óbvio que no meio da pandemia todo mundo tinha tempo. Então, eu produzia conteúdos enormes de 15 minutos, 13 minutos. E esses vídeos têm 9 milhões de visualizações. É bastante coisa”, frisa o humorista.

Raphael Ghanem carrega em sua consagrada trajetória diversas participações em programas de humor, novelas, séries e ainda roda o Brasil com seus shows de comédia. Em 2012 quando o mundo ia “acabar”, ele estreou seu primeiro solo de comédia, aos 22 anos: ‘E agora? O mundo não acabou’. O projeto foi escrito, dirigido, produzido, divulgado e interpretado por ele. Foram 4 meses de temporada, 70 minutos de texto autoral.

Já em 2010, ele estreou na televisão com participações em ‘Malhação’. Em 2011, 2012 e 2013 participou de programas de humor no Multishow como ‘220 Volts’, de Paulo Gustavo, e ‘De Volta pra Pista’, com Daniele Valente. Em meados de 2014 e 2015, participou da novela ‘Verdades Secretas’, premiada no EMMY Internacional. Nos anos de 2016 e 2017, esteve na novela ‘A Lei do Amor’, na qual fez parceria com Grazi Massafera, e, em 2019, participou de ‘Verão 90’.

Veja também: