vixi!

Sorocaba trava batalha judicial por hit de Luan Santana

O cantor, que detém os direitos autorais da música 'Meteoro', pede indenização por regravação não autorizada

Fábia Oliveira
Colunista do EM OFF

Sorocaba, da dupla com Fernando, vem travando uma batalha judicial, há 13 anos, para receber uma indenização por danos morais da regravação do hit ‘Meteoro’. Sim, essa música fez sucesso na voz de Luan Santana e você, caro leitor, deve estar se perguntando porque ele está brigando por conta disso. É que o sertanejo detém 75% dos direitos autorais da canção.

A ação tem como objetivo cobrar da gravadora EMI Music Brasil e dos integrantes da banda Hevo 84 [que regravou a faixa], o valor de R$ 500 mil. O processo foi movido pelo cantor e pela Rede Pura Comunicação, responsável pelo 25% dos direitos autorais. As informações são do site Hora Top TV.

No processo, Sorocaba afirmou que havia liberado a música apenas para o cantor Luan Santana, com exclusividade, porém tomou conhecimento que o grupo gravou um vídeo com a canção, usando-a, inclusive, como faixa de trabalho. O cantor jáobteve uma vitória, em decisão proferida pelo juiz Maurício Petrauski, da 9ª Vara Cível de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, que deferiu uma liminar, determinado que a Hevo 84 parasse as divulgações em qualquer meio de comunicação ou sites eletrônicos.

Em maio de 2012, a gravadora contestou a ação e alegou que no único álbum lançado pela banda, em 2009, não trazia a faixa ‘Meteoro’ e que não teve qualquer participação na gravação e divulgação do clipe. “A música não fez parte do único produto fonográfico lançado pela EMI Music Brasil, contendo interpretações musicais do grupo Hevo 84”, argumentou.

Os músicos Rodrigo Suspiro, Victor Hugo, e Renne Fernandes, que foram citados por edital, se defenderam por meio da defensoria pública, em abril de 2021, de acordo com o processo, mas a defensoria alegou a nulidade da citação por edital, já que é uma medida excepcional, e que o “juízo deixou de realizar consultas a quaisquer dos sistemas postos à disposição do juízo. E também, a ilegitimidade ativa dos autores, sustentando que “dispõe a inicial que os direitos de uso, execução e comercialização da música foram cedidos com ‘absoluta exclusividade’ ao cantor Luan Santana”.

Sendo assim, a defesa justifica que o eventual direito à indenização só poderia ser pleiteado pelo cantor a quem foram transferidos os direitos, no caso, Luan Santana. O caso segue na justiça e ainda não foi julgado.

Luan Santana surge de visual novo e noiva aprova

Luan Santana causou uma verdadeira “guerra” de elogios e críticas ao surgir com uma barba um pouco maior do que de costume. Seguidores famosos e anônimos, inclusive a noiva do cantor, Izabela Cunha, aprovaram a novidade. Outros não ficaram satisfeitos com a mudança de visual do artista.

Juntos há um ano, Luan e Izabela mantêm um relacionamento discreto, mas a influenciadora não escondeu a sua admiração pelo noivo: “Aff tá gostoso”, afirmou ela. Os seguidores se divertiram com o comentário: “@itsizabela ele já gosta de umas coisas loucas, você dando corda só ajuda kkk. Isso não tem dedo seu não, né? 👀😂😂”, quis saber um. “@itsizabela eu amo que você sempre incentiva as loucuras dele kkkkkkk”, avaliou outra. “@itsizabela concordo viuu😍🔥”, comentou uma terceira.

Sair da versão mobile