Após a morte de Pedro Paulo Rangel, que faria o papel de Frei Leão em ‘Amor Perfeito’, devido a problemas pulmonares, em dezembro do ano passado, a escalação de um novo ator para o personagem ainda era um mistério. Alguns nomes surgiram na mídia, mas agora a TV Globo bateu o martelo. Segundo o colunista Pablo Oliveira, do ‘IG Gente’, o nome escolhido para substutuir o ator foi o renomado Tonico Pereira.
O jornalista conversou com o ator, que vai dar vida a um frade responsável por educar Marcelino (Levi Assaf). Tonico confirmou estar escalado para a nova novela das 18h, que vai entrar no lugar de ‘Mar do Sertão’: “Eu ainda não comecei a gravar, mas já estou fazendo aula de prosódia”, afirmou o veterano da TV brasileira.
Tonico Pereira fez sucesso na pele de Mendonça, da série ‘A Grande Família’. Ele também já participou de diversas novelas, como ‘Gabriela’, ‘O Outro’, ‘O Sexo dos Anjos’, ‘De Corpo e Alma’, ‘Fera Ferida’, ‘O Fim do Mundo’, ‘O Amor Está no Ar’, ‘Por Amor’, ‘Andando nas Nuvens’, ‘Porto dos Milagres’ e ‘Desejos de Mulher’, além das minisséries ‘Anos Dourados’ e ‘Engraçadinha: Seus Amores e Seus Pecados’.
Morte de Pedro Paulo Rangel
Morreu, na madrugada do dia 21 de dezembro, aos 74 anos, o ator Pedro Paulo Rangel. A informação foi confirmada pela família do artista, que estava internado no CTI da Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para tratar uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar. A causa da morte, no entanto, ainda não foi divulgada.
No começo deste mês, Pedro Paulo precisou ser intubado após ter uma piora em seu estado de saúde. Procurada por esta coluna, na ocasião, a assessoria de comunicação da Casa de Saúde São José confirmou que o ator estava internado na unidade desde o dia 30 de outubro e estava no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) desde o dia 6 de novembro.
Nas redes sociais, artistas e fãs lamentaram a morte do ator. “Pedro Paulo Rangel marcou a história da dramaturgia brasileiras. Na televisão, fez personagens inesquecíveis. Muito triste com sua morte. Que Deus conforte a família e os amigos”, escreveu Marcelo Freixo. “Ah, que triste, morreu o Pedro Paulo Rangel! Que faça uma linda passagem, que os amigos e familiares encontrem conforto”, escreveu a roteirista Rosana Hermann. “Cumpriu sua missão aqui na terra o querido e talentoso ator Pedro Paulo Rangel, aos 74 anos. Uma grande perda! Sentiremos muitas saudades! Meus sentimentos aos amigos e familiares. Vá em paz, seu Calixto”, lamentou também Walcyr Carrasco.
Pedro Paulo Rangel lutava contra os efeitos da doença pulmonar obstrutiva crônica, diagnosticada há alguns anos, causada pelo tabagismo. Devido ao seu estado de saúde, recentemente, a temporada da peça Pedro e o Lobo, que estava em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, na Zona Sul do Rio, precisou ser cancelada. Em um comunicado, a equipe do espetáculo chegou a pedir que quem tivesse adquirido os ingressos, que entrasse em contato com o site para receber o estorno da compra.
Há algumas semanas, Pedro Paulo Rangel publicou uma foto em seu Instagram, onde contou aos amigos e seguidores que havia saído do CTI. “Fora do CTI, mas ainda sem previsão de alta”, escreveu ele ao postar uma foto no hospital, recebendo o carinho de colegas de profissão. “Oi, meu querido, uma pronta recuperação para você. Abraços”, disse Ary Fontoura. “Melhora logo, querido”, desejou Vanessa Gerbelli. “Ah meu amor, meu querido Pepê. Logo você vai ficar bom e vamos rir e reclamar juntos. Muitas saudades”, comentou também Maria Padilha.
Em uma entrevista para a colunista Patrícia Kogut no começo deste ano, o ator falou sobre a doença. “Parei de fumar em 1988, no século passado. Adotei uma vida saudável, aprendi a nadar, andava na praia… E em 2002 soube que estava doente. Eu não senti a doença, eu a descobri. É traiçoeira. Quando aparece, não tem mais chance. Mas eu consigo levar a vida muito bem, desde que esteja medicado. Faço fisioterapia, atividades físicas com um personal… Se tem algo de que eu me arrependa profundamente é de ter começado a fumar. Se vejo um fumante, digo: ‘Não faça isso, espelhe-se no meu caso’”, contou.