professora sprout

Miriam Margolyes, atriz de ‘Harry Potter’, atualiza estado de saúde após procedimento delicado no coração

A artista de 82 anos disse que foi submetida a uma substituição da válvula aórtica, alternativa menos invasiva à cirurgia de coração

Gabriel Sorrentino
Colunista do EM OFF

Conhecida por interpretar a Professora Sprout na saga de filmes Harry Potter, Miriam Margolyes atualizou seus fãs sobre sua saúde e sua recente jornada médica. Nesta quarta-feira (18), a atriz de 82 anos revelou que foi submetida a um procedimento de substituição da válvula aórtica. Aliás, essa é uma alternativa menos invasiva à cirurgia de coração. Falando no podcast Table Manners com Jessie e Lennie Ware, ela disse com humor: “Agora tenho coração de vaca”.

Em seguida, a artista esclareceu: “Bem, não o coração inteiro, mas substituí uma válvula aórtica por uma válvula aórtica de vaca”. Quando a cantora Jessie Ware perguntou sobre a popularidade do procedimento, Miriam brincou: “Acho bastante refinado, na verdade. Não tenho certeza de quão comum isso é. Nunca tinha ouvido falar dessa operação antes”.

Coração de vaca?

Margolyes passou a descrever o intrincado procedimento médico. “Eles fizeram duas pequenas incisões em ambas as virilhas e depois inseriram este dispositivo”, disse ela. “Não tenho muita certeza de como eles manobraram isso, mas envolve algum tipo de orientação tecnológica”.

A estrela de Harry Potter elaborou ainda mais, afirmando: “Então, quando atinge o ponto crucial dentro do seu coração, eles puxam suavemente um pequeno barbante e ele faz ‘pow!‘ E assim mesmo, sua artéria ou válvula aórtica é deslocada para o lado, embora de forma bastante abrupta.”

Após sua revelação, uma multidão de fãs de Margolyes recorreram às redes sociais para expressar seus votos de boa sorte, esperando pela rápida recuperação da atriz. A atriz britânica revelou anteriormente sua luta contra vários problemas de saúde, incluindo estenose espinhal e osteoporose. Em maio, ela foi internada no Royal Brompton Hospital em Chelsea, Londres, devido a uma infecção no peito. 

Saúde de Miriam Margolyes

Em junho, em uma entrevista para a revista Vogue britânica para o Mês do Orgulho LGBTQIA+, Miriam Margolyes falou sem rodeios sobre como sua alimentação impactou sua saúde. Além disso, a atriz disse que esse tipo de dieta está contribuindo para a deterioração de sua condição espinhal. “Limitei minha vida por causa da minha vontade de comer calda de chocolate ou fígado picado, cheesecake”, disse ela.