Jogador do Flamengo, Matheus França, de 19 anos, está sendo investigado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro por falsidade ideológica. O jovem, que é uma revelação do time carioca, teria fraudado o processo para conseguir tirar a habilitação em uma Autoescola, na Zona Oeste da cidade.
De acordo com informações do portal G1, a investigação começou quando o Detran-RJ descobriu que as aulas teóricas foram realizadas em apenas 10 dias, entre 16 e 26 de junho de 2022, e com o mesmo instrutor, identificado como Clécio Luís Gilla da Silva. Ainda segundo o órgão, o jogador teria realizado 16 horas seguidas de aula, de 6h às 22h – o que é praticamente impossível de acontecer.
Outra descoberta feita pela Divisão de Inteligência do Detran é que Matheus teria feito as aulas práticas também em 10 dias (entre 2 e 12 de agosto). Porém, no dia 2, França estava em São Paulo, concentrado para o jogo daquele dia em que o Flamengo venceu o Corinthians por 2 a 0, pelas quartas de final da Conmebol Libertadores.
Todas as aulas foram registradas digitalmente, mas não foram aceitas automaticamente, sendo necessário que um perito fizesse um registro. A Corregedoria do órgão, então, solicitou as imagens das digitais capturadas. A partir das suspeitas, o Detran-RJ abriu um registro contra o jogador na delegacia do Recreio dos Bandeirantes (42°DP) para tentar descobrir como foi feita essa coleta de dados biométricos, já que o jogador estava em outro estado.
Por meio de nota, a Polícia Civil do Rio informou que foi instaurado um procedimento para apurar a prática de fraude por parte do jogador do Flamengo. A delegacia recebeu informações do Detran, que estão sendo analisadas, e realiza diligências para esclarecer os fatos.